CONQUISTA | Cerca de 9 mil servidores municipais entre os expostos a riscos de contaminação nas filas do Itaú

Sem contar com orientação da Fiscalização da Prefeitura e sem conseguir evitar aglomeração, cerca de 9 mil servidores públicos municipais de Vitória da Conquista estão expostos, diariamente, a riscos de contaminação por Covid-19 nas filas das duas únicas agência do banco Itaú na cidade.

A situação sem controle se deve ao fato de toda folha funcional ter sido vendida ao banco, que não criou estrutura organizacional para atender a demanda. As filas começam nas primeiras horas da manhã e se estendem até após o expediente, uma vez que o número de atendentes é insuficiente para a demanda e muitos caixas eletrônicos estão sem funcionar.

Além de enfrentar sol, chuva ou frio, os servidores também são obrigados a encarar fila única, juntamente com os demais clientes das agências da Avenida São Geraldo e Rua Francisco Santos. “Essas enormes filas são apenas para desbloquear os cartões. Imagine no uso diário dos serviços?”, critica a presidente do Sindicato dos Professores (SIMMP), Ana Cristina Novais.

“É um banco que não se preparou para receber cerca de nove mil clientes de uma só vez. Lembra do Santander.? Com todos os problemas se preparou, espalhou caixas eletrônicos pela cidade, ao contrário do Itaú, que não investiu nada no município”, prosseguiu, lançando críticas à gestão municipal pela venda da folha funcional ao Itaú por R$18 milhões.

O professor Marcus Vinícius, que estava na fila também não poupou criticas ao que considera descaso com a população

“Quando temos um governo que não respeita o servidor é assim. Em meio a pandemia, já abrir uma conta no Itaú, quando estavam atendendo no Cemae (Centro Municipal de Atendimento Especializado) e agora somos obrigados por erros dos incompetentes que gerem a Prefeitura e Secretaria de Educação a ficar aqui no meio da rua desde às 10 h, agora às 15 h e a fila está assim. Governo traidor, pena que em meio a tudo isso tem muitos que defendem esse desgoverno. Espero que esteja ele com os dias contados e a população de Conquista não pode errar mais uma vez”, concluiu. A reportagem tenta contato com a Prefeitura e a gerência do Itaú.

Situação foi denunciada pelo SIMMP, na página oficial da entidade:

SERVIDORES SÃO OBRIGADOS A SE AGLOMERAR EM FRENTE AO ITAÚ PARA RECEBER SALÁRIOS

Com cerca nove mil servidores impelidos a receber pelo Itaú Unibanco e apenas duas agências em toda Vitória da Conquista, as aglomerações nas ruas são um caos anunciado

Logo que a transição da folha de pagamento para o Itaú Unibanco foi anunciada pela Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista (PMVC), em 28 de novembro de 2019, o SIMMP se pronunciou em uma nota de repúdio afirmando que “nessa aliança, só quem sai perdendo, mais uma vez, é o Servidor”. 


No entanto, quando as indagações foram divulgadas, era inimaginável estar vivendo uma pandemia em 2020. Porém, para além das taxas altas, de estar com pagamento alocado num banco privado e cheio de dívidas, o servidor, mais uma vez, é quem paga o preço das alianças impensadas da PMVC. 
Além de serem obrigados a criarem uma conta em um banco que só tem duas agências na cidade de Vitória da Conquista, os servidores foram seguidamente ameaçados de não receberem seus salários, caso não seguissem as recomendações da prefeitura. Ou seja, os caprichos já estavam custando muito, mesmo antes do boom da covid-19. 


Agora, obrigados a ficarem aglomerados em filas enormes em frente às agências, além de passarem horas esperando para conseguirem receber os seus salários que, por sinal, estão cortados, esses profissionais também enfrentam a exposição ao novo coronavírus.


Como afirmou o professor da rede municipal de ensino, Marcus Vinicius: “quando temos um governo que não respeita o servidor é assim. Fomos obrigados a abrir uma conta no Itaú, quando estavam atendendo no Cemae, e agora, em meio a uma pandemia, somos obrigados, por erros dos incompetentes que gerem a PMVC e SMED, a ficar aqui no meio da rua desde às10 h, agora são 15 h e a fila está assim. Governo traidor, ainda bem  que ele está com os dias contados, a população de Conquista não vai errar mais uma vez.”


Vale lembrar que o processo de compra da folha de pagamento dos servidores municipais só foi exposto quando já havia acontecido e que, com isso, entraram 18 milhões de reais nos caixas do município. Isso aconteceu logo após darem entrada no terceiro empréstimo FINISA. Também é importante relembrar que o Itaú Unibanco fechou diversas agências em 2019 e, com isso, fez demissões em massa, ainda sem saber das crises que viriam a acontecer nesse ano, 2020. 


A associação da PMVC com um banco que vem contribuindo há anos para a quebra financeira do Brasil e para o aumento das taxas de desemprego deve ser sempre questionada. Mas, principalmente em meio à crise decorrente da covid-19, precisamos questionar o silêncio, a falta de medidas de contingenciamento e descaso com os que mantém o município funcionando: os Servidores.

NÚMEROS DA COVID-19 EM VITÓRIA DA CONQUISTA

Nessa quinta-feira (25), mais 26 pessoas testaram positivo para coronavírus em Conquista, elevando para 599 casos confirmados desde quando foram iniciadas as testagens, no fim do mês de fevereiro (382 pacientes apresentaram resultado positivo em Teste Rápido e 217 em exame laboratorial RT-PCR). Além disso, o número de pacientes recuperados subiu para 437 e outros 148 seguem em recuperação, ainda apresentando sintomas da infecção, sendo que nove deles estão internados e 139 em tratamento domiciliar.

3.388 pacientes notificados que tiveram resultados descartados para Covid. 1.287 deles apresentaram resultado negativo em exame RT-PCR e 2.101 por Teste Rápido.

A Secretaria Municipal de Saúde ainda investiga 3.946 pessoas notificadas com Síndrome Gripal/suspeita de Covid-19 e que aguardam classificação final no E-Sus Notifica. Destas, 3.807 estão aguardando coleta para exame laboratorial ou possuem critérios para realização do Teste Rápido e 139 aguardam resultado de exame RT-PCR. A Secretaria vem realizando busca ativa para realizar a testagem dos pacientes notificados desde antes da chegada dos Testes Rápidos, a fim de dar desfecho a todos os casos ainda em investigação.

Quanto ao quadro de saúde desses pacientes que ainda estão aguardando testagem ou resultado laboratorial, 3.364 já se recuperaram da Síndrome Gripal, 564 apresentam Síndrome Gripal leve e estão em tratamento domiciliar e 18 pacientes estão internados.

Neste momento, 52 pacientes estão internados nos leitos clínicos e de UTI da rede SUS destinados, exclusivamente, ao tratamento da Covid-19. Os pacientes internados são de Vitória da Conquista e de outros 17 municípios da macrorregião: Livramento de Nossa Senhora, Ituaçu, Jaguaquara, Nova Canaã, Iguaí, Malhada de Pedras, Brumado, Ilhéus, Itambé, Potiraguá, Luiz Eduardo Magalhães, Itapebí, Prado, Cândido Sales, Tremedal, Jordânia e Sussuarana. | Fonte: PMVC


COMPARTILHAR