CONQUISTA | Centro de Cultura Camillo de Jesus Lima divulga programação de dezembro

Imagem: Divulgação/CCCJL

A coordenação do Centro de Cultura Camillo de Jesus Lima, em Vitória da Conquista, divulgou o cronograma de atividades para o mês de dezembro. Confira a relação de todas, com breve resumo de cada uma, além de data e horário respectivos. Veja abaixo.

NOME DO EVENTO: Exposição Cores do Sertão

 Linguagem: Artes Plásticas

 Sinopse: Alberto Brandão, arquiteto, mais uma vez nos surpreende com sua produção pictórica. Agora com uma nova visão de temas e imagens que revelam um novo caminho em sua comunicação visual. O seu talento, de dimensão consagrada, faz com que o espectador interprete o conjunto de formas realistas com uma percepção abstrata de determinados temas, fazendo uma ponte imediata com o que se vê, se intui, se interpreta ou se aprende, com uma nova visão ou com um novo conceito sobre o assunto. A sua relação com a natureza e ecologia estão presentes nos quadros e nas esculturas, quando a supremacia das cabrinhas no sertão nordestino, imperiosas, reinando na paisagem aquecida e povoada, bem como o cacto e o sol vigoroso, reinando absolutos como donos do espaço. Alberto faz o espectador refletir sobre o real conceito da vida, sua pequenez e grandiosidade.  A exposição Cores do Sertão homenageia os artistas na pessoa da artista plástica Marisa Correia, a pioneira a todos os profissionais da Cultura, educação, imprensa e saúde para manterem acesa a luz da vida. Havendo comercialização de qualquer peça, o valor será destinado a campanhas de combate à fome. Alberto Brandão realiza exposições coletivas e individuais em diversos estados do Brasil desde 1975. O artista possui menções honrosas em Salões de Humor, tendo vencido (1o. Lugar) no concurso de Humor do Bahiatursa – Salvador (BA), 1981.

Serviço:

Dias e horários: 01 de novembro a 17 de dezembro de 2021, 9:00 – 17:00

Local: Foyer Centro de Cultura Camillo de Jesus Lima

Classificação: LIVRE

Quanto: GRATUIDADE
Número de vagas: 60
Tipo de pauta: Estruturante, com público espontâneo e sem mensalidade

Realização: Alberto Brandão

NOME DO EVENTO: Recital de Música

Linguagem: Música

Sinopse: O Educandário de Música da Casa da Cultura realiza o recital anual com os alunos musicistas. O objetivo dessa apresentação é mostrar a evolução musical de cada aluno e o gosto pela música erudita.

Serviço:

Dias e horários: 03 e 04 de dezembro de 2021, 19h – 21h

Local: Sala Multiuso I do Centro de Cultura Camillo de Jesus Lima

Classificação: LIVRE

Quanto: GRATUIDADE
Número de vagas: 60
Tipo de pauta: Estruturante, com público espontâneo e sem mensalidade

Realização: Casa da Cultura

NOME DO EVENTO: Festival Musicante

Linguagem: Música

Sinopse: O Núcleo Territorial de Educação 20 – NTE 20 – vinculado à Secretaria de Educação do Estado da Bahia – SEC, realiza o I Festival virtual de música estudantil do Sudoeste Baiano – Musicante Sudoeste. O festival Musicante Sudoeste tem como objetivo fomentar a produção cultural e artísticas dos nossos estudantes através da música; trazer visibilidade para essa produção musical; proporcionar a confluência de tantos talentos que nossa Rede abraça, além de criar um espaço para difundir e compartilhar as culturas e identidades do Sudoeste Baiano. O festival será composto de um processo seletivo das canções, realizado a partir de um corpo de jurados e também do voto popular, promovendo o engajamento e a sociabilidade dos (as) jovens nesse momento da pandemia em que estes estão no processo de readaptação às atividades presenciais nas escolas. Os (as) estudantes selecionados (as) (serão doze músicas finalistas) participarão de oficinas artísticas de expressão corporal e de canto para desenvolver e trabalhar suas habilidades artísticas. As canções selecionadas serão gravadas em estúdio profissional e socializadas como playlist através de plataformas de streaming de música e vídeos. A etapa final será composta pela audição das músicas finalistas selecionando-se as três primeiras colocadas, além da música aclamada pelo voto popular. As canções vencedoras serão premiadas de acordo a sua colocação e categoria. O Musicante Sudoeste se realiza em um momento em que os (as) estudantes mais necessitam de estímulo para manter sua permanência e assiduidade nas atividades escolares. Não podemos deixar de citar as consequências do período pandêmico para a vida e progressão escolar. A evasão escolar se coloca como o principal desafio a ser vencido neste momento. E o Musicante Sudoeste vem também com o intuito de trazer de volta aos (às) estudantes as vivências culturais que a escola pública sempre lhes proporcionou a partir dos Projetos Estruturantes desenvolvidos em nossa região.  O Musicante Sudoeste vem tornar esse momento mais leve, cheio de vida, esperança e cultura.

 Serviço:

Dias e horários: 06 a 09 de dezembro de 2021, 9h – 18h

Local: Sala de Espetáculos, Sala Multiuso I e Sala Multiuso II do Centro de Cultura Camillo de Jesus Lima

Classificação: LIVRE

Quanto: GRATUIDADE
Número de vagas: 49
Tipo de pauta: Estruturante, com público espontâneo e sem mensalidade

Realização: 20o. Núcleo Territorial de Educação – Secretaria de Educação do Estado da Bahia

NOME DO EVENTO: Encontro de Orquestras

Linguagem: Música

Sinopse:

No dia 11 e 12 de dezembro, o NEOJIBA (Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia), programa social do Governo do Estado, celebra o Encontro de Orquestras.  Os participantes virão de Jequié – Núcleo Cidade Sol e Orquestra Clássica Popular -, de  Itapetinga, Caetité, Manoel Vitorino  e Vitória da Conquista  – PROSEC e ARCOS. O Encontro de Orquestra promoverá oficinas de formação musical e ensaios de naipe durante as manhãs  e tardes nas salas  Multiuso I, Multiuso II, Academia de Letras e Casa da Cultura. No início da noite de domingo, entre as 17h:30min e 18h:30min , os participantes farão apresentações musicais na Sala de Espetáculos.

Serviço:

Dias e horários: 11 e 12 de dezembro de 2021, 09h – 19h

Local: Sala de Espetáculos, Sala Multiuso I, Sala Multiuso II, Academia de Letras e Casa da Cultura do  Centro de Cultura Camillo de Jesus Lima

Classificação: LIVRE

Quanto: GRATUIDADE
Número de vagas: 49
Tipo de pauta: Estruturante, com público espontâneo e sem mensalidade

Realização: Instituto de Desenvolvimento Social pela Música (IDSM) – NEOJIBÁ

NOME DO EVENTO: Aulas de Teatro Dança

Linguagem: Teatro e Dança

Sinopse: A Cia Kagemi realiza aulas de dança contemporânea e teatro físico para ampliar a percepção corporal dos participantes. As aulas são preparatórias para o espetáculo Tudo segue com o Tempo, com resgate do tropeirismo na região sudoeste da Bahia, valorizando todos os que abriram caminhos para o progresso no sertão da ressaca. Criada em fevereiro de 2014, advinda do Coletivo 1 por 1, a companhia de Teatro e Dança tem por objetivo o aprofundamento do conhecimento do corpo e todas as possibilidades que ele pode realizar através do estudo e do fazer. Para o grupo, o corpo criativo deve saber lidar com as diferenças de corpo-mente-espaço. Os laboratórios de teatro e dança da Cia Kagemi auxiliam nesse processo de aperfeiçoamento do ator-bailarino por meio dos movimentos. A Cia Kagemi é um teatro de movimento, pois o corpo fala, se expressa e pode se comunicar. A missão do grupo é o alto conhecimento de um corpo marginalizado pela sociedade que o privou de sua expressividade.

Serviço:

Dias e horários: Quartas – feiras, 19:00 – 21:00; Sextas – Feiras, 19:00 – 21:00 e Domingos, 15:00 – 17:00

Local: Sala Multiuso II

Classificação: LIVRE

Quanto: GRATUIDADE
Número de vagas: 12

Tipo de pauta: Estruturante, com público espontâneo e sem mensalidade

Realização: Wagner Silva Santos

NOME DO EVENTO: Feira Orgânica da Primavera

 Linguagem: Artes Integradas e Educação

Sinopse: A Feira Orgânica da Primavera oferece produtos com selo de conformidade orgânica, livres de agrotóxicos e/ou insumos químicos chancelados pelo MAPA (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Em parceria com o artesanato conquistense, com a cultura e a música regional, a Feira Orgânica da Primavera é um ambiente familiar e de lazer aos fins de semana do sudoeste baiano, unido à alimentação saudável e consciente para toda a população.

Serviço:

Dias e horários: Domingos, 9h – 12h, 06 de novembro de 2021 a 30 de janeiro de 2022

Local: Área Lateral Externa

Classificação: LIVRE

Quanto: GRATUIDADE
Número de vagas: 60
Tipo de pauta: Estruturante, com público espontâneo e sem mensalidade

Realização: Suely Cairo

NOME DO EVENTO: Cineclube

Linguagem: Audiovisual

Sinopse: O Cineclube do Centro de Cultura Camillo de Jesus Lima visa exibir filmes que suscitem o debate, a formação de plateia e de realizadores. O Cineclube terá periodicidade mensal para exibições de filmes comentados.

Serviço:

Dias e horários:

Local: Sala de Espetáculos, Centro de Cultura Camillo de Jesus Lima

Classificação: LIVRE

Quanto: GRATUIDADE
Número de vagas: 49
Tipo de pauta: Estruturante, com público espontâneo e sem mensalidade

Realização: Jamile Almeida

NOME DO EVENTO: Curso de Oratória com Técnicas de Teatro

Linguagem: Teatro, Comunicação e Artes Integradas

Sinopse: O curso tem como objetivo ajudar as pessoas a se comunicarem melhor em público ou na vida pessoal, tendo como base para o desenvolvimento desta ação as técnicas de teatro.

Serviço:

Dias e horários: Quintas – Feiras, 19:00 – 21:00 e Sábados, 09:00 – 12:00

Local: Sala Multiuso I

Classificação: LIVRE

Quanto: GRATUIDADE
Número de vagas: 12

Tipo de pauta: Estruturante, com público espontâneo e sem mensalidade

Realização: Ellen Villa Nova

NOME DO EVENTO: NEOJIBÁ – Aulas de Cordas Graves, Canto Coral, Cordas Agudas, Quinteto de Cordas, Orquestra Juvenil

 Linguagem: Música

Sinopse: Criado originalmente em 2016, como um Núcleo de Prática Musical (NPM), a partir de uma parceria do NEOJIBA com o Programa Conquista Criança, da Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista, o Núcleo funcionou no Programa Conquista Criança até Setembro de 2019, com atividades voltadas para promover o desenvolvimento e a integração social, prioritariamente de crianças, adolescentes e jovens em situações de vulnerabilidade por meio do ensino e da prática musical coletivos, atendendo ao contingente de integrantes do Programa Conquista Criança e de outras escolas localizadas em regiões periféricas do referido município. Em 4 de Outubro de 2019, tornou-se Núcleo Territorial NEOJIBA Vitória da Conquista, passando a realizar suas atividades no Centro de Cultura Camillo de Jesus Lima e em outras localidades (parceiros), com equipe ampliada e nova estrutura organizacional. Atualmente, atende diretamente a um total de 150 integrantes, oriundos das áreas urbana e rural do município, divididos em 12 diferentes turmas, sendo uma de Iniciação Musical, três de Canto Coral e oito de Prática Orquestral. O NTN-VDC atende no local do Núcleo a 102 integrantes e a 48 fora do Núcleo (Conquista Criança e FAMEC). Nas atividades territoriais, o NTN Vitória da Conquista desenvolve um mapeamento estratégico visando atender indiretamente a 500 pessoas, proporcionando um suporte, fundado na metodologia do NEOJIBA, a grupos musicais, escolas e entidades culturais, a partir de oficinas de música, ampliando e interiorizando os benefícios do NEOJIBA no território. A assistência do setor de Desenvolvimento Social, por sua vez, desenvolve uma série de atividades com o objetivo contribuir com a prevenção de riscos pessoais, sociais e coletivos, bem como seus agravos. Essas ações incluem o atendimento psicossocial individualizado e/ou em grupo; o encaminhamento a instituições parceiras, voluntárias e a outros programas sociais, como CRAS, CREAS e CADÚNICO; atividades de integração com os familiares (encontros e reuniões com atividades socioeducativas); e orientação profissional e/ou social.

Serviço:

Dias e horários: Terças – Feiras, 14:00 – 15:30; Terças – Feiras, 15:0 – 16:30; Quartas – Feiras, 14:00 – 15:30, Quartas – Feiras, 15:40 – 17:00; Quintas – Feiras, 14:00 – 15:30, Quintas – Feiras, 15:00 – 16:30

Local: Sala Multiuso I

Classificação: LIVRE

Quanto: GRATUIDADE
Número de vagas: 12

Tipo de pauta: Estruturante, com público espontâneo e sem mensalidade

Realização: Instituto de Desenvolvimento Social pela Música (IDSM) – NEOJIBÁ


COMPARTILHAR