CONQUISTA | Centro de Apoio à Saúde Animal completa dois anos com mais de 7 mil atendimentos

Mais de sete mil atendimentos em dois anos transformando a vida de tutores e dos animais. O Centro de Apoio à Saúde Animal (Casa), em Vitória da Conquista completou, nesta quinta-feira (17), dois anos de funcionamento. Implantado pela prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), o Casa é o primeiro equipamento público municipal da Bahia que tem o objetivo de cuidar da saúde de animais de rua ou que vivam com pessoas cadastradas no CadÚnico ou em programas sociais mantidos pelo Município, ou ainda que sejam levados por pessoa ou organização que atue na causa animal na cidade.

Nesses dois anos, foram realizados 7.464 atendimentos pelo Casa, sendo 4.827 em cães, 2.637 em gatos e 109 em cavalos. Destes, 1.141 animais foram atendidos em emergência, 2.450 internamentos, 186 tratamentos quimioterápicos, 1.439 cirurgias, 351 hemogramas e 1220 bioquímicos. Além das consultas agendadas, o Centro de Apoio à Saúde Animal realiza atendimentos emergenciais, exames laboratoriais e bioquímicos (creatinina, fosfatase, TGP e ureia), raio-x, cirurgias agendadas e emergenciais.

A prefeita Sheila Lemos (UNIÃO) destacou a importância do Centro de Apoio à Saúde Animal para Vitória da Conquista. “Essa clínica era um sonho antigo da comunidade que se tornou realidade. Foram mais de 20 anos de luta, concretizada em 2023, com a implantação de uma clínica de excelência que é referência para toda a região e para a Bahia”, disse a gestora.

Ela acrescentou que o compromisso da gestão com a causa animal seguiu com a aquisição do Castramóvel, uma unidade móvel que leva o atendimento às comunidades mais distantes, entre outras ações relacionadas. “Além do Casa, trouxemos o Castramóvel e, também, colocamos fim à coleta de lixo realizada por tração animal, pelas carroças, para evitar maus-tratos aos equinos, porque entendemos que a causa animal é de todos nós, e que o poder público pode e deve fazer a sua parte para evitar danos à integridade física e psicológica do animal”.

Com uma média de 30 atendimentos por dia, o Casa tem feito a diferença na vida de pessoas como Sandra, tutora de Bela. A cachorrinha de 6 anos foi atropelada e precisou passar pela enucleação, que consiste na cirurgia de retirada do globo ocular. “Quando cheguei aqui fui muito bem recebida, graças a Deus! A equipe acolheu Bela com o maior amor, me acolheu também, eu não tenho nem palavras para agradecer pelo que fizeram com minha cachorrinha. Só de ver minha bichinha bem cuidada, eu fico muito feliz”, disse Sandra Carvalho.

A enucleação é uma das cirurgias realizadas pelo Casa. Desde a inauguração, o local aumentou a variedade de procedimentos cirúrgicos. Atualmente, são realizados penectomia, prolapso uterino, neoplasia anal, caudectomia, cistostomia, amputação de dígito, otohematoma, hérnia inguinal, evisceração, correção de hérnia, exérese de cálculo, ablação, retirada de corpo estranho e desobstruções. A secretária de Meio Ambiente, Ana Cláudia Passos, lembrou de toda a mobilização feita para que a clínica possa continuar ofertando atendimento de excelência aos animais nesses dois anos.

“O trabalho começou muito antes disso. Para que a clínica estivesse disponível, com todos os serviços que nós oferecemos, foi um trabalho de 2 anos até conseguir que ela se estabelecesse completamente e, agora, completamos 2 anos de inaugurada. Graças a Deus, é um projeto que consegue ajudar muita gente e muitos animais, estamos sempre de portas abertas para atender”, disse a secretária.

Ainda segundo ela, o fluxo de atendimento no Casa aumentou muito desde a inauguração. “Quando abrimos a clínica, nós tínhamos uma demanda que foi expandindo, o número de cirurgias aumentou e os tipos também. Há pessoas que chegam com animal na galeota e é atendido, às vezes, o animal chega morrendo e recebe atendimento, volta para casa e o tutor sai daqui feliz também, porque a gente não está trabalhando só com animais, mas com todo tipo de vida”, relatou, e completou dizendo que o local realiza também tratamentos quimioterápicos para animais com câncer.

Mas a castração ainda é o procedimento mais realizado pelo Casa. Boa parte é feita pela unidade móvel, o Castramóvel, entregue em maio de 2024. De acordo com Ana Cláudia, desde então, o serviço já realizou 1.308 castrações, das quais, 393 cães e 915 gatos, na cidade e na Zona Rural. “A prefeita tinha esse desejo de que o serviço chegasse aos bairros e à Zona Rural, naqueles locais onde as pessoas têm mais dificuldade de levar os animais até a clínica, inclusive o Casa está situado em local acessível, com ponto de ônibus em frente; pensamos em todos os detalhes para atender aquele público que mais necessita. E, mesmo assim, muitas pessoas não conseguiam vir. Por esse motivo, a Prefeitura acatou o projeto do Castramóvel e adquiriu a unidade”, relatou.

A veterinária Rebeca Iaínia contou que, ainda estudante, tinha o desejo de estagiar no Casa, e realizou seu desejo ao ser aprovada e convocada no concurso público. “É gratificante trabalhar no serviço público e com aquilo que a gente gosta de fazer, que no meu caso é oferecer atendimento aos animais. Eu sou filha de protetora independente. Na minha cidade, não tem essa estrutura que a gente tem aqui em Vitória da Conquista. Estar aqui é muito gratificante, é um projeto maravilhoso. Aqui, a gente trabalha não é somente por amor, é com amor”, disse.

Protetora de animais na cidade, Anália Almeida, cuida de um abrigo com 58 cães. Ela resgatou uma cadela que estava com piometra e conseguiu realizar a cirurgia no Casa. Esse foi um de tantos outros atendimentos gratuitos que conseguiu no Centro de Apoio à Saúde Animal.

“A clínica foi uma maravilha, muito bom para os protetores, principalmente para a minha pessoa que já trouxe animais várias vezes aqui para cirurgias e tratamento. Inclusive, eu resgatei uma com piometra e ela foi tratada aqui. O atendimento é excelente, os profissionais cuidam direitinho, atendem bem e eu só tenho a agradecer, porque, antes dessa clínica, era muita luta, a gente tinha que ir para as clínicas particulares. E, para nós que pegamos vários animais de rua, é muito complicado. Hoje, graças a Deus, tem sido uma bênção esse atendimento aqui para os animais”, relatou.

Morador do Vila Elisa, Hebert Martins, é tutor de 24 gatinhos. Nesta semana, ele levou a pequena Stacy, de 1 ano e 3 meses, para fazer a castração. O tutor lembrou que também já precisou do serviço outras vezes. “Aqui é um apoio muito grande, muito bom para nós. A gente já trouxe sete gatos para castrar e duas gatinhas para cuidar aqui também. O atendimento é maravilhoso, excelente! Toda vez que eu venho aqui, a clínica não deixa a desejar, cuida bem, é apoio em tudo. Antes, a gente pagava consulta, a gente já teve que pagar a castração de dois gatos, então, depois do Casa, ficou muito bom”, disse satisfeito.

A cachorrinha Lola, de 8 anos, foi ao Casa pela segunda vez com o tutor José Carlos. Ele contou que, na primeira vez, a cachorrinha estava doente e precisou do atendimento veterinário e, para esta semana, havia agendado a castração. Ele aproveitou a oportunidade para parabenizar o trabalho da equipe.

“Eu tive conhecimento da clínica através de uma vizinha, ela sabia que eu tinha uma cachorrinha com problemas de saúde. Procurei a clínica em março, fui bem atendido, minha cachorrinha foi medicada e, agora,a gente conseguiu fazer a castração. Quero parabenizar pelo atendimento da clínica e agradecer. O atendimento particular são poucas pessoas que têm acesso, e essa clínica aqui nos dá o acesso para cuidar melhor dos nossos animais”, salientou José Carlos Monteiro, morador do Guarani.


COMPARTILHAR