Vigésima plenária do Programa de Governo Participativo (PGP) vai ouvir moradores de quatro bairros
As comunidades dos bairros Cruzeiro, Pedrinhas, Petrópolis e Nova Esperança têm muito a dizer sobre seus problemas. E um espaço privilegiado para que essas vozes sejam acolhidas será organizado nesta quarta-feira (29), às 19h, na rua Carlos Gomes. É a 20a plenária de escuta e consulta popular organizada pelo pré-candidato a prefeito de Vitória da Conquista, Waldenor Pereira (PT), como instrumento para a formulação do Programa de Governo Participativo (PGP).
Nas plenárias da caravana Fala aí, Conquista!, como o próprio nome sugere, o lugar de fala é da população. As pessoas se inscrevem para expor os principais problemas que afetam suas comunidades e sugerir ações e investimentos que consideram importantes. A ideia é ouvir mais para errar menos.
“Quando a gente planeja com antecedência, de forma coletiva e ouvindo quem mais entende dos problemas – que é o povo – a gente acerta muito mais. O nosso programa de governo tem esse compromisso, de dar voz às pessoas e ser um instrumento legítimo quanto àquilo que as comunidades realmente querem e precisam”, considera o pré-candidato Waldenor Pereira.
No distrito de Pradoso, por exemplo, uma das demandas apontadas foi relativa à manutenção e investimento em reservatórios de água. “A gente precisa da construção de pequenas barragens e de limpeza das aguadas. Porque quando Deus manda a chuva, às vezes a água vai embora porque não tem reservatório”, disse o ex-presidente da associação de moradores de Laranjeira, Vitório Ferreira.
Já na plenária do bairro Guarani, a bronca da comerciante Cristina Lima foi contra o descaso da prefeitura em relação ao posto de saúde. “Quando tá chovendo, molha mais dentro do posto do que fora! Não tem condições, precisa de uma reforma no telhado, de pavimentação no lado externo. Também não tem rampa de acessibilidade para os cadeirantes e tá precisando consertar o muro”.
Dez bairros (Patagônia, Bruno Bacelar, Bateias, Panorama, Jardim Valéria, Vila América, Guarani, Miro Cairo, N.S. Aparecida e Jurema) e 9 distritos rurais (São João da Vitória, Cercadinho, Dantilândia, José Gonçalves, Veredinha, Iguá, São Sebastião, Pradoso e Bate-Pé) já receberam plenárias do PGP desde 14 de março. Além da plenária desta quarta-feira, no Cruzeiro, até meados de junho haverá outras duas em distritos rurais (Cabeceira da Jibóia e Inhobim) e mais 8 na cidade (Nova Cidade, Alto Maron, Urbis VI, Lagoa das Flores, Ibirapuera, Campinhos/Simão, Bairro Brasil e Zabelê).
Recepção calorosa
No último domingo (26), no distrito de Bate-Pé, a plenária foi uma festa: muita gente compareceu e participou ativamente, demonstrando que quer mudança e que faz questão de pensar, coletivamente, ações mais justas e inclusivas para o município. Pra completar, o pré-candidato a prefeito Waldenor Pereira foi convidado para um café da manhã mais do que especial, na casa de dona Palmerinda.
Durante a plenária, Waldenor confirmou a vinda do governador Jerônimo Rodrigues a Conquista, no próximo dia 07 de junho, para anunciar o início do tão aguardado asfaltamento dos 21,9 km de estrada entre Pradoso e Bate-Pé. Com investimento estimado de R$ 28,3 milhões, a obra teve a autorização para a licitação assinada em março, em Salvador, na presença do pré-candidato a prefeito e dos deputados estaduais Zé Raimundo (PT) e Fabrício Falcão (PCdoB).