Chegou ao fim nesse domingo (9), depois de cinco dias de eventos, a 53ª Exposição Agropecuária de Vitória da Conquista. Realizada pela Cooperativa Mista Agropecuária Conquistense (Coopmac), a Expoconquista, como se tornou conhecida, foi coroada de êxito, com uma participação recorde de público e com a realização de grandes negócios.
Além de acesso gratuito aos shows, rodeios e outras atrações, a Expoconquista teve mais um diferencial: pela primeira na vez foi mostrada ao mundo através das lentes da equipe do Canal AZ News, ancorada pelo apresentador Gildásio Queiroz.
Durante todos os dias a equipe nos quatro cantos do evento mostrando as atrações, entrevistando políticos, empresários, gente do povo e colhendo imagens que eram transmitidas em tempo real. A qualidade do serviço e a rapidez na veiculação, além do profissionalismo do grupo foram os diferenciais na transmissão.
Com o sucesso da 53ª edição, de acordo com o presidente da Coopmac, Isaac Figueira, a Exposição estará de volta em 2025, com a data prevista para 9 a 14 de abril.
RETOMADA – Suspensa por cinco anos, a Exposição Agropecuária de Vitória da Conquista retomou seu tradicional espaço no calendário anual do município em sua 53ª edição. Acolhida pela população conquistense, a festa, que atingiu a marca de 150 mil visitantes, foi realizada pela Cooperativa Mista Agropecuária Conquistense (Coopmac), em parceria com a Prefeitura e o governo do Estado, no Parque de Exposições Teopompo de Almeida.
Durante o festejo, conquistenses e turistas puderam prestigiar novidades inovadoras do setor agrícola, participar de cursos, feira de negócios, visitar estandes, conhecer e provar produtos da região. Pessoas de todas as idades acompanharam rodeios, apresentações musicais, brincaram no parque de diversão, conheceram animais de pequeno, médio e grande porte – alguns deles ganhadores de prêmios e competições, e participaram da festa acompanhados de amigos e familiares.
Em termos econômicos, a expectativa da Coopmac foi a de que a 53ª Exposição Agropecuária de Vitória da Conquista movimentasse algo em torno de R$ 100 milhões em transações comerciais, devido às oportunidades oferecidas: melhores animais da região, de caprinos, bovinos, equinos, ovinos, além do entretenimento, parque de diversões, rodeios, troca de experiências e muitas outras atividades.
Para o presidente da cooperativa, Isaac Figueira, o evento alcançou os objetivos e superou as expectativas. “Foi acima da nossa expectativa: sucesso de público, de vendas, de negociações. Agradou à população, todo mundo ficou feliz, alegre com o retorno da Exposição. Não sei se poderia ser melhor”, disse Isaac.
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Diversão e entretenimento
Além do parque de diversões, a Exposição também contou com apresentações artísticas para o entretenimento dos participantes. No estande da Prefeitura, nos cinco dias, houve shows de artistas locais. Já nos três últimos dias do evento, o público pôde contemplar artistas nacionais na arena de eventos do parque. Toda essa movimentação aconteceu com o apoio e supervisão da Secretaria Municipal de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer (Sectel).
Para a prefeita Sheila Lemos, a volta da Exposição Agropecuária significa devolver à cidade uma tradição que pertence ao povo de Vitória da Conquista há 91 anos. “O balanço é muito positivo desses cinco dias de festa. Na verdade, começamos a trabalhar desde maio, com a pavimentação da via que dá acesso ao parque, sob a supervisão da Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana (Seinfra), e, na semana que antecedeu a festa até terça-feira (4), a Secretaria Municipal de Serviços Públicos (Sesep) veio aqui pra dentro realizar a limpeza da parte interna. Para se ter uma ideia, foram retiradas 400 caçambas de entulho e resíduos sólidos. Então, é uma atuação que aconteceu antes, durante e depois do evento”, disse a gestora do município.
“A Prefeitura fez um investimento grande para que a exposição retornasse, mas exigimos portões abertos para que toda a população pudesse vir ao parque, conhecer as novas tecnologias no agronegócio, participar efetivamente dessa vida cultural do agronegócio da nossa região e se divertir. A família conquistense gosta dessa Exposição e estava sentindo muita falta”, adicionou a prefeita, que, durante os cinco dias da evento, atendeu a população no estande do Governo Municipal dentro do parque, onde diversas ações foram realizadas.
Além do acesso gratuito à Exposição, outro ponto positivo oportunizado pela parceria com a Coopmac, foi a isenção do pagamento dos alvarás para os permissionários comercializarem dentro do parque, o que motivou a participação de mais interessados e proporcionou reforço na economia local e a geração de empregos diretos e indiretos.
“Mais negócios e renda”
Com o intuito de fomentar à agricultura da região, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural (SMDR) realizou cursos e capacitações para agricultores, a exemplo da meliponicultura e manejo e cultivo de citros. Foram mais de 500 participantes da Zona Rural que, além do aprendizado, também receberam, ao todo, 100 mudas de citros e 200 kits para produção de mel de abelhas sem ferrão.
“Nós estamos muito felizes com o resultado. Os produtores puderam conhecer as novidades inovadoras que ajudam no trabalho do campo, receber capacitação para aumentar a produção e gerar novas fontes de renda. Foram muitas experiências trocadas, negócios fechados – na parte de animais, máquinas, alimentação, caminhões – e, o principal, todo mundo muito feliz porque a festa é da população conquistense”, afirmou o secretário da SMDR, Breno Farias.
Em se tratando de renda e novos negócios, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SME), lançou o Planturis, programa municipal que visa estimular o turismo, e apresentou aos visitantes o Polo Téxtil – Feira da Moda Conquista que logo mais será construído no município. Com isso, pequenos, grandes e médios comerciantes, inclusive de outros estados, foram atraídos para conhecer o projeto e o potencial de Vitória da Conquista.
Os participantes do evento agropecuário também passaram pelo estande da Secretaria Municipal de Educação (Smed) para conhecer um pouco mais sobre a cidade, por meio das obras que representavam grandes momentos da história de Vitória da Conquista. Também houve diversão garantida para a criançada com contação de histórias, pintura facial, balões em diversos formatos, entre outras atividades.
Saúde e segurança garantidas
Por meio de ações ativas, as Secretarias Municipais de Desenvolvimento Social (Semdes) e de Políticas para Mulheres (SMPM) fizeram abordagens de conscientização a respeito de temas importantes para a sociedade, a exemplo do funcionamento da rede de proteção da mulher, criança e adolescente.
Mesmo com 150 mil participantes, público bastante expressivo, não houve registro de graves sinistros. Reforçando a segurança pública, estava presente todo o efetivo da Guarda Municipal.
Nas vias próximas ao parque, o trabalho de organização do trânsito foi realizado pela Secretaria de Mobilidade Urbana, por meio de agentes do Simtrans, e os ônibus coletivos rodaram com horários especiais, o que proporcionou mais comodidade para a população.
A Secretaria Municipal de Saúde garantiu o bem-estar dos visitante com posto médico, situado próximo à Arena, que prestou suporte e atendimento médico de primeiros socorros nos cinco dias de evento, com uma equipe composta por médico, enfermeiro e técnico de enfermagem, das 10h a zero hora.
Também no posto médico, a equipe de imunização ofertou a vacina contra influenza e demais vacinas de rotina do calendário nacional, para todos os públicos.