
A Câmara de Vereadores promoveu mais uma rodada de discussões com a Via Bahia, a Prefeitura – através da Secretaria de Mobilidade Urbana, a ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres), Polícia Rodoviária Federal e lideranças comunitárias, sobre melhorias nas imediações do perímetro urbano da BR-116.

Além deles, estiveram o coordenador de planejamento e projetos da Semob, Alexandre Cabral, o gerente de engenharia e projetos da Semob, Thiago Balleiro, o representante da ANTT, João Emerson Lopes de Souza, da Via Bahia, o gerente regional, Marcelo Bahiense de Souza, e da PRF, o inspetor Frederico Garcia Leite, além de líderes dos bairros Morada dos Pássaros, Guarani e Miro Cairo.
Representando a Prefeitura e a Secretaria de Mobilidade Urbana, Alexandre Cabral destacou o projeto que envolve o bairro Conveima, que inclusive, foi encaminhado para licitação já nesta quinta. A intenção é levar pavimentação asfáltica e drenagem a 100% das ruas do bairro a partir dos recursos do FINISA. Ainda segundo Alexandre, o projeto do acesso ao bairro pela Rio-Bahia também está pronto, mas falta ainda a confirmação técnica pela Via Bahia e a ANTT.

Em sua fala, o vereador Hermínio Oliveira criticou a postura da Via Bahia e afirmou que a empresa discrimina Vitória da Conquista e a região Sudoeste, já que a mesma realizou obras para melhorias da rodovia na região de Feira de Santana, mas a duplicação no trecho entre Conquista e Planalto até o momento não foi feito. Hermínio ainda afirmou que até o Ministério Público Federal já pediu que fosse feita a duplicação e criticou: “O pedágio aumenta aqui para usarem o dinheiro em outras regiões”.
Representando a Associação de Moradores do bairro Guarani, Wesley Brito, falou que os habitantes da localidade estão sendo prejudicados, porque as linhas de ônibus que vão até a Lagoa das Flores não podem entrar no bairro, já que não tem como fazer a conversão pela Av. Integração. Segundo, Wesley, o ponto mais distante do Centro no Guarani, fica a 1,3 km, e os moradores não podem usar o transporte público por causa de burocracias da Prefeitura e da Via Bahia.

Ao final da reunião, ficou acordado que os parlamentares Bibia e Hermínio Oliveira fariam uma nova rodada de debates com a Prefeitura e a Via Bahia, especificamente sobre o bueiro do Nossa Senhora Aparecida. Além disso, ficou acertado também que na próxima oportunidade, outros bairros estariam em debate e o vereador Fernando Jacaré (PT) avaliou que desde a última rodada de discussões entre os órgãos e a comunidade, já houve melhorias por parte da Via Bahia e celeridade nos processos e nas ações das entidades responsáveis. | Secom Conteúdo