A noite dessa segunda-feira, 18, na Câmara Municipal de Vitória da Conquista (CMVC) foi marcada por uma audiência pública em comemoração ao Dia do Demolay. Anualmente, o Dia Nacional do DeMolay é comemorado em 18 de março, mesma data em que aconteceu o falecimento de Jacques de Molay, que foi considerado o herói mártir da Ordem. A Ordem DeMolay é uma sociedade discreta para homens que possui princípios filosóficos, fraternais, iniciáticos e filantrópicos.
Mantida pela Maçonaria, foi fundada no dia 24 de março 1919, nos Estados Unidos, pelo maçom Frank Sherman Land. A sociedade incentiva cada membro a trilhar o seu caminho baseando-se em virtudes como a fraternidade e o companheirismo, que segundo a Ordem, são os diferenciais na vida de um líder
Proponente da audiência pública, o vereador Valdemir Dias (PT) destacou a sua alegria em ser um defensor da causa da Maçonaria na Câmara Municipal. “Uma alegria estar aqui em mais um ano conduzindo essa audiência pública. Desde 2017 a gente tem essa honra de conduzir as audiências públicas do DeMolay, Filhas de Jó, do Dia do Maçom”, disse ele.
Valdemir apontou que a cada audiência pública a Ordem DeMolay demonstra ser motivo de um orgulho cada vez maior. “A Ordem DeMolay é uma escola para vocês jovem. Cada vez mais a gente fica orgulhoso”, pontuou.
Grande importância – Representando a 6ª Inspetoria Litúrgica do Supremo Conselho do Grau 33º do Rito Escocês Antigo e Aceito para a República Federativa do Brasil, o Delegado Ubaldino Figueiredo destacou a importância do momento. “Essa iniciativa é de grande importância para esses jovens, e para a Maçonaria”, disse ele.
Uma forma de ser e agir – O Mestre Conselheiro do Capítulo Conquistense da Ordem DeMolay, Gabriel Mascarenhas Nunes falou sobre os principais aspectos que o faz participar da Ordem DeMolay. “Eu firmei um compromisso com uma forma de agir, em uma forma de ser ao me tornar DeMolay. Tomei para minha vida princípios para conseguir vencer e superar”, afirmou. Ele encerrou sua participação afirmando que a Ordem DeMolay é para ele como uma grande família.
Parabéns – Representando o Capítulo Aurora Conquistense, Vanessa Barbosa agradece pelo convite para participar da homenagem do Dia do Demolay e saúda os presentes na Audiência. Termina sua fala parabenizando os presentes pelo Dia do Demolay.
Ordem centenária – A 1ª Princesa do Bethel 002 Conquistense, Joana Lima, agradeceu pela oportunidade de os jovens membros de ordens paramaçônicas ocuparem espaço na Câmara para apresentar a Ordem DeMolay. “Ordem tão importante para a nossa sociedade. Essa Ordem é centenária, forma jovens. Me sinto muito grata de estar aqui e parabenizar a todos”, disse ela.
Formação Fundamental – Israel Marvilim falou sobre a oportunidade de formação que os jovens Demolays tem ao participar de uma obra tão importante como essa. Ele disse ainda que se sente frustrado por não ter tido a chance de ser iniciado nessa ordem. “Para mim, enquanto maçom, essa formação é fundamental para nosso entendimento nessa jornada. Como seria bom se todos tivessem a oportunidade de cultuar essas sete virtudes”, afirmou.
Virtudes importantes – Representante da Loja Guardião do Civismo e recém iniciado na Ordem Maçônica, Juscelino Alves começa seu pronunciamento falando como a organização como os Demolays têm virtudes importantes para demonstrar aos jovens. “Me sinto feliz por hoje poder contribuir de alguma forma com isso, de tirar ou ajudar esses jovens e perceber que existe uma organização tentando moldar a cada dia esses jovens, em seus preceitos e conceitos importantes para a nossa sociedade”, reforça Juscelino. Finaliza agradecendo a oportunidade de estar presente.
Valores – Representando a Loja Maçônica Fraternidade Conquistense, Tomas Jefferson destacou os valores da Ordem DeMolay. “Hoje celebramos o Dia do DeMolay, uma ocasião que nos lembra os valores de Liderança, Amizade e Serviço que essa ordem inspira”, disse. “Parabéns a todos os membros da Ordem DeMolay pelo seu papel vital na construção de uma sociedade melhor e sempre na busca do exercício das 7 Virtudes, coluna mestre que sustenta essa ordem”, concluiu.
Continuem no caminho – Blendo Santos parabeniza aos demolays por participarem dessa ordem justa e parabeniza os condutores da sessão pública. Deseja que os demolays continuem no “caminho justo e perfeito”. “Fico muito feliz por ter sido convidado para essa reunião” finaliza Blendo.
Exemplos para sociedade – Carlos Eduardo Bezerra expressou a felicidade em ter sido iniciado na Ordem DeMolay. “A única palavra que me resume nesse dia é gratidão. Eu fico grato de ter iniciado nessa ordem. Vocês são abençoados pelo fato de ser DeMolay e serem vistos como exemplos para toda sociedade”, declarou. Ao parabenizar por essa iniciativa, afirmou ser belo tudo que esta sendo construído.
Data importante – Comendador Cavaleiro do Priorado Nobres Cavaleiros da Fraternidade, Arthur Bastos, apontou que o dia 18 de Março é de rememorar o propósito da Ordem. “É muito importante esse dia. É dia de rememorar o nosso propósito, nosso objetivo, o que a gente faz nessa Ordem: ser pessoas melhores”, disse ele. “Temos muito a aprender”, ressaltou o comendador.
Porta para novos conhecimentos – O Mestre Escudeiro do Castelo Príncipes da Alvorada, Éric Brian, falou que é uma alegria participar desse momento festivo, como o Dia do DeMolay. Ele parabenizou os três capítulos de Vitória da Conquista que integram o ranking dos melhores capítulos da Bahia. Para Eric, a palavra que define o momento é gratidão, especialmente aos conquistenses que abraçaram a Ordem DeMolay. “Essa obra abre as portas para novos conhecimentos. Ficamos felizes em saber que um dia participaremos dessa grande fraternidade”, afirmou.
Companheirismo e fidelidade – Caio dos Santos, representante do Capítulo Guardiões do Cruzeiro do Sul, começa saudando todos os presentes e os Demolays que fazem parte da Organização. “Hoje 18 de março representa muita coisa para todos nós”, reforça. Em referência à cerimônia da luz, Caio fala sobre o impacto da vela que está no meio, que representa o companheirismo e a fidelidade. Ele finaliza esclarecendo que está ali representando Kevin Patrício, mestre conselheiro do Capítulo Guardiões do Cruzeiro do Sul, que não pôde estar presente por problemas de saúde.
DeMolay é um contraponto aos destinos da humanidade – O Mestre Conselheiro Estadual Adjunto, Arcênio Cléber Farias Viana, agradeceu o espaço que a Câmara Municipal concede à causa da Ordem DeMolay. Para ele, o trabalho feito por essa Ordem é um contraponto aos destinos da humanidade. “É como um copo de água a esse mundo tão sedento. Estamos na contramão desses destinos que a humanidade acolhe para si”, afirmou. Ele lembrou ainda dos princípios que norteiam a Ordem DeMolay e a importância do afeto e do cuidado com o próximo.”O que importa de verdade são os monumentos que construímos no coração uns dos outros. Experimentem conhecer a ordem Demolay e ser Demolay. Vocês serão capazes de mudar o mundo”, afirmou.
Ser melhor a cada dia – O Mestre Conselheiro do Capítulo Sudoeste da Ordem DeMolay, Thiago de Menezes, apontou que ser DeMolay é estar sempre em busca de crescimento.“Ser DeMolay é buscar cada dia ser melhor, uma oratória melhor, um círculo de amizades maior” , disse Menezes.