CONQUISTA | Barragem do Iguá rompe e provoca parcial interdição da BR-116 em Lagoa de Zé Luís

A barragem do Iguá rompeu após receber muita água de uma outra barragem, localizada no povoado de Quatis do Fernandes, no distrito de Pradoso, que também se rompeu na manhã deste sábado (25). A área da BR-116, em Lagoa do Zé Luís, foi parcialmente interditada (depois liberada) e a Defesa Civil está atuando no local para evitar que a população do distrito seja prejudicada.

À tarde, a Prefeitura enviou máquinas para abrir um segundo sangradouro e escoar a água que se acumulou na parte baixa, próximo à localidade dos Tesoureiros, no Iguá. Cerca de 100 famílias que lá residem chegaram a ficar ilhadas.

O coordenador da Defesa Civil, José Antônio Vieira, explica que a situação é preocupante e o órgão, com apoio da Secretaria de Infraestrutura Urbana (Seinfra), continua monitorando os riscos e realizando ações que possam impedir sofrimento para os moradores do Iguá.

LEIA TAMBÉM:

Moradores desabrigados pela chuva começam a chegar aos abrigos montados pela Prefeitura

A Prefeitura preparou quatro estruturas para receber as famílias que foram desabrigadas por causa das chuvas fortes no município. Os abrigos estão localizados nas áreas de maior incidência de alagamentos: Lagoa das Flores, Campinhos, Jardim Valéria, povoados de Itapirema, Caiçara, Choça e sede do distrito de Pradoso.

A população que precisou deixar suas casas já começa a chegar aos abrigos montados pelo Governo Municipal, onde poderá se alimentar e passar a noite, com toda a assistência. Cerca de 100 pessoas, de 23 famílias já estavam abrigadas às 20h.

Na Lagoa das Flores, sete famílias, um total de 38 pessoas, já estão abrigadas. Nos Campinhos, duas famílias. No povoado de Itapirema, a recepção é no Centro de Vocação Tecnológica do IFBA, onde estão 12 famílias, 46 pessoas.

No Campinhos, o local preparado pela Prefeitura é a Creche Professora Celina Assis, que está apto a receber 70 pessoas. Uma equipe de acolhimento trabalha 24 horas para acolher as famílias desalojadas. Além das sete salas de aula, a creche tem cozinha, vestiário, refeitório e banheiros. A equipe de acolhimento efetua o cadastro para que seja disponibilizado benefícios como o aluguel social.

Na Escola Municipal Marlene Flores, do bairro Lagoa das Flores, 9 das 11 salas disponíveis já estão ocupadas por famílias em um dos bairros mais afetados pelas chuvas.

A primeira recomendação é que as famílias que estiverem em situação de risco acionem a Defesa Civil pelo telefone 199, que deverá encaminhar para a assistência da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes).

Prefeitura monta estrutura de apoio a famílias desabrigadas em Lagoa das Flores

A Prefeitura de Vitória da Conquista montou uma estrutura para receber as famílias que tiveram suas casas atingidas pelas fortes chuvas e ficaram desabrigadas. Na Lagoa das Flores, um dos mais afetados, uma parte da força-tarefa criada para monitorar e atuar nos locais atingidos, distribui alimentos e marmitas para cerca de 40 desabrigados, que estão alojados na Escola Municipal Marlene Flores.

Telma de Jesus Rocha (47 anos) e mais sete membros da família, que moram na Rua Maneca Santos, já estão no abrigo desde o meio da tarde. “Na minha rua nós ficamos alagados e aí trouxeram nós pra aqui para dar abrigo a nós esses dias e com Deus na frente eu creio que vai ter melhora”, comenta a recém abrigada, após receber sua quentinha, roupas e colchão.

Neste momento, mais um abrigo está sendo montado no bairro. Desta vez, na Escola José Gomes. Estão montados mais seis abrigos nas áreas com maior incidência de risco de alagamento e quatro pontos de arrecadação de donativos.

ABRIGOS NAS ÁREAS COM MAIOR INCIDÊNCIA DE RISCOS DE ALAGAMENTOS
•ZONA URBANA

– CAMPINHOS
ABRIGO: ESCOLA MUNICIPAL CELINA ALVES

– LAGOA DAS FLORES:
ABRIGO: ESCOLA MUNICIPAL

ZONA RURAL:
– CHOÇA
ABRIGO: ESCOLA MUNICIPAL ROBERT KENNEDY

– CAIÇARA
ABRIGO: A DEFINIR

– ITAPIREMA
ABRIGO: A DEFINIR

– PRADOSO:
ABRIGO: ESCOLA MUNICIPAL JOSÉ RODRIGUES DO PRADO

PONTOS DE ARRECADAÇÃO DE DONATIVOS
ZONA LESTE
•ESCOLA MUNICIPAL MÁRIO BATISTA (URBIS I)

ZONA OESTE
• COLÉGIO PAULO VI
•CAIC – CENTRO MUNICIPAL PAULO FREIRE (URBIS IV)

CENTRO
•SECRETARIA DE SERVIÇOS PÚBLICOS/CEASA

ZONA SUL
CRECHE PRÓ INFANCIA HELEUSA CÂMARA


COMPARTILHAR