Nesta quarta-feira (19), a festança continua no Centro Cultural Glauber Rocha, onde acontece o Arraiá da Conquista, que começou na noite de ontem (18) e segue até 22 de junho. E neste segundo dia, quatro atrações são esperadas para animar o público no palco principal: Alcymar Monteiro, Frank Aguiar, Leonardo de Luna e Jô Almeida.
Alcymar Monteiro
Com mais de cinco décadas de trajetória, o célebre cantor, compositor e poeta cearense é uma referência incontestável do forró nordestino, sendo aclamado como “o rei do forró” na região devido à sua autenticidade e impacto cultural. Suas composições reverberam um profundo amor pela cultura nordestina, repletas de detalhes do sertão brasileiro. Algumas de suas composições marcantes são Bumba Meu Boi Bumbá (1994), Forrobodó Baiano (1997) e Imaginário Popular (2001).
Vestindo-se de branco e empunhando sua inseparável sanfona, seguindo os sábios conselhos de seu amigo Luiz Gonzaga, Alcymar Monteiro cria uma identidade visual única, simbolizando a união de todas as cores em um só tom. Com seu repertório vibrante, voz marcante e estilo inconfundível, ele promete incendiar a noite colorida de 19 de junho, quarta-feira, em Vitória da Conquista.
O talentoso Frank Aguiar também promete encantar o público com seu carisma e autêntico forró, garantindo uma noite memorável no palco principal.
Nascido nas raízes musicais do Nordeste brasileiro, o cantor é conhecido por seu estilo musical animado, caracterizado por ritmos dançantes como forró e brega. Com quase três décadas de carreira musical, Frank Aguiar já teve algumas músicas como as mais escutadas nas rádio – até hoje as mais tocadas em seus shows, entre elas Alaquitanga (2003), Mulher Madura (2005), Casado Também Namora (2008), Morango do Nordeste (2012) e Esperando Na Janela (2012). Um de seus álbuns – Daquele Jeito – já foi indicado ao Grammy Latino, em 2010, quando o artista estava gravando o filme “Os sonhos de um sonhador” que conta a história dele nos cinemas.
Nos dias atuais, seu nome permanece como sinônimo de alegria, energia e vibrante tradição do forró das antigas – o álbum “Forrozando nas Antigas” foi lançado em 2011, resgatando os sucessos dos anos 1990.
Leonardo de Luna
O compositor cearense Leonardo de Luna se apresenta como cantador e também subirá no palco principal do Arraiá da Conquista nesta quarta-feira. Seu show é uma mistura de muito arrasta-pé, xote, baião e forró.
Com 12 anos de estrada, Leonardo de Luna tem canções gravadas por Flávio José, Alcymar Monteiro, Jorge de Altinho e Frank Aguiar. Defensor do autêntico forró, com origens de Luiz Gonzaga, Luna canta um repertório autoral e também repleto de referências da música nordestina que fizeram época, como Alceu Valença e Geraldo Azevedo.
Jô Almeida
A cantora Jô Almeida, que participou do Arraiá da Conquista em 2023, tem 10 anos de carreira. O repertório, descrito por ela como “bem eclético”, mistura elementos do forró já estabelecidos e considerados “clássicos”, como Mastruz com Leite, Limão com Mel, Flávio José e Edgard Mão Branca, com novos nomes do que a própria cantora chama de “geração Tik Tok”, citando como exemplo o cantor Tiago Aquino. Seu repertório é bastante eclético, mas sem abrir mão do forró. Ela já tocou no palco do Festival de Inverno e se divide entre apresentações em barzinhos, casamentos, formaturas, além de shows em outras cidades da região.
Arraiá da Conquista 2024 – No Centro Cultural Glauber Rocha, a festança terá outras atrações nacionais, como Nadson Ferinha, Targino Gondim, Chambinho, Nando Cordel, e Rony Barbosa, além das atrações locais.
O arrasta-pé começou no dia 10 de junho, na Praça 9 de Novembro, e se estende até o dia 29 deste mês, contando com a presença de diversas bandas regionais.
Na Lagoa das Bateias, a Vila Junina conta com apresentações de trios locais de forró pé-de-serra, às sextas-feiras e aos sábados, até 29 de junho. Já Zona Rural, os 11 distritos recebem a festa junina nos dias 23 e 24 de junho.