CONQUISTA | Apresentado projeto de lei que inclui jornalistas, radialistas e demais profissionais da imprensa no grupo de risco da Covid-19

A reinvenção do Jornalismo em tempos de coronavírus | Plural

A Câmara Municipal de Conquista está avaliando e deve transformar em lei o projeto que insere no grupo de risco da Covid-19, jornalistas, radialistas e demais profissionais da imprensa, garis e profissionais que atuam na limpeza hospitalar, durante o período da pandemia em Vitória da Conquista.

De autoria a vereadora Nildma Ribeiro (PCdoB) o projeto a ser transformado em lei refere-se a todos os profissionais jornalistas, radialistas e demais profissionais da imprensa, garis e profissionais que atuam na limpeza hospitalar no município. O Sindicato dos Jornalistas da Bahia (Sinjorba) cobra urgência na aprovação dessa matéria legislativa. (LEIA ABAIXO)

Segundo a parlamentar a iniciativa se justifica pelo fato e em meio à pandemia do novo CORONAVÍRUS que assola o Brasil e o mundo, existir trabalhadores que enfrentam o Covid-19 para garantir a quarentena dos brasileiros. “São trabalhadores em setores essenciais no dia a dia, como os profissionais que asseguram a coleta de lixo, a limpeza das dependências dos hospitais de pequeno e grande porte e os profissionais da imprensa que realizam a comunicação e elucidação sobre a doença no país”, exemplificou.

“Fundamentais no cotidiano das cidades, por manterem as ruas limpas, os garis se tornaram figuras ainda mais essenciais durante a pandemia. Mas, como todo cidadão, também convivem com o medo da contaminação. A situação faz com que esses profissionais redobrem os cuidados com a prevenção, desde que saem de casa, aos que precisam usar a condução e no local de serviço”, prosseguiu.

Outro serviço essencial, conforme a lei, é o trabalho silencioso de quem atua na limpeza dos hospitais durante a pandemia, uma tarefa que exige organização e planejamento.

Para garantir a manutenção desse serviço importante e evitar a disseminação da doença num ambiente que reúne pacientes com diferentes enfermidades, um batalhão de profissionais de higienização é mobilizado todos os dias, onde estão redobrando os cuidados com a higiene de forma ainda mais intensificada, cuidadosa e preventiva.

IMPRENSA – O Jornalismo apesar de não estar associado a área de limpeza ou saúde, como as duas profissões citadas acima, foi decretado como serviço essencial no contexto da pandemia ( Decreto 10.288 de 22 de março de 2020 do Diário Oficial da União) o que coloca os trabalhadores jornalistas na linha de frente entre os profissionais submetidos ao risco de contaminação, segundo a Federação Nacional dos Jornalistas – FENAJ.

ALERTA | Covid-19 avança nos veículos de comunicação e Sinjorba pede medidas

“Servir a população com informação de qualidade, com responsabilidade que o momento exige, em meio a desinformação e a disseminação de Fake News é de extrema importância. Em momentos de crise e de calamidade pública como o que vivemos, sem jornalismo e jornalistas profissionalmente comprometidos com a verdade, a democracia deixa de existir”, pontuou.

“Ainda que sendo profissões distintas, a importância desses profissionais e das tarefas que realizam, apontam para a necessidade do poder público realizar a inclusão no grupo de risco do covid-19 e assegurar para que tenham proteção, valorização e apoio, reconhecendo-os como atores fundamentais para o combate ao vírus em nosso Município”, concluiu.


COMPARTILHAR