Quase dois anos e meio após denunciar a Embasa ao Tribunal de Contas do Estado (TCE) por supostas irregularidades em contratos firmados com dispensa de licitação, a construtora Projecon, de Vitória da Conquista, ganhou um contrato de R$ 13,8 milhões com a estatal para serviços de manutenção no sistema de distribuição de água, coleta de esgoto e engenharia nas mais de 20 cidades do Sudoeste baiano.
Em 3 de dezembro de 2019, a empresa encaminhou representação ao TCE, na qual apontava indícios de superfaturamento em contratos emergenciais firmados sem processo licitatório com seis empreiteiras. No documento, a Projecon detalha supostas manobras para inflar valores previstos na dispensa de licitação que permitia, a cada uma delas, elevar em até 25% o faturamento.
Fora do padrão
Apesar da ofensiva, a Projecon conseguiu vencer a nova concorrência da Embasa na região e assinou contrato por dois anos no último dia 31, em um raro caso de empresa que escapa de retaliação da estatal depois de denunciá-la. | Correio.