Os moradores do povoado de Abelhas, zona rural de Conquista, receberam um novos sistema simplificado de água, nesta quarta-feira (8). Segundo apurado, o poço de minação instalado em Abelhas tem capacidade para ofertar 100 mil litros de água por dia, que serão distribuídos diretamente até às casas das nossas famílias.
A luta pela água durou anos. Em outubro de 2018 o Sudoeste Digital denunciou o descaso na localidade (REVEJA) mostrando o drama do aposentado José Ramos, de 82 anos (imagem), que cumpria uma dura rotina em meio à paisagem seca do Povoado de Abelhas.
Com baldes vazios, ele percorria a estrada de chão, por 12 km, até chegar ao único local onde ainda se encontrava água para as necessidades do dia-a-dia. A situação se agravou após a perda de vazão do único poço artesiano da comunidade, num terreno particular, a 3 km da sede do povoado, que abastecia cerca de mil moradores de Abelhas. Muitos chegam a ficar até 30 dias sem água potável.
Leia Teles, moradora do povoado de Abelhas, falou sobre o sentimento da comunidade: “É a única palavra – gratidão. Porque vai melhorar muito. A turma aqui sofria muito por causa de água, mas agora tudo indica que vai ser abençoada essa água que está chegando pra todos”, arrematou. | imagem: arquivo.