O processo de transição do sistema de bilhetagem do transporte público municipal está chegando à etapa final. A Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana informa que a partir deste sábado (16), os validadores do sistema em curso serão removidos da frota do transporte coletivo. A remoção deve ocorrer até dia 24, sendo desativado todo o antigo sistema.
Nesse primeiro final de semana, cerca de 70 veículos já operarão somente com o novo sistema de bilhetagem, sendo gradualmente concluído no decorrer da semana. As modificações já realizadas pela transição é a adoção de novas formas de compra e pagamento, através da recarga PIX, e biometria facial em todos os cartões do sistema.
Mais de 20 mil pessoas foram às agências da Associação das Empresas do Sistema de Transporte Coletivo Urbano de Vitoria da Conquista (ATUV), que tiveram seus horários estendidos. Já os servidores municipais foram atendidos na Gestão de Pessoas e posteriormente num posto de atendimento criado na PZO.
Durante a transição, os usuários do sistema antigo continuaram usando os seus cartões. Na última etapa, foram atendidos usuários dos cartões de Vale-Transporte e Bem Simples.
Os usuários de cartões Bem Simples e Escolar deverão procurar uma agência para transferir os créditos do cartão antigo para o novo. A ATUV Centro, localizada na Travessa Dois de Julho, seguirá com o atendimento estendido até o final de setembro, para atendimento daqueles que ainda não fizeram os cartões novos. O atendimento acontece de segunda a sexta-feira, das 7h às 21h, e aos sábados, das 8h às 14h. A atualização do sistema atende ao que estabelece o Decreto Municipal nº 22.068/2022.