CONQUISTA | Anicon 23: confira como foi o principal festival de cultura pop e oriental do Sudoeste da Bahia

Um domingo histórico, 24, repleto de atrações e com um público recorde, marcou o encerramento de mais um Anicon, principal festival de cultura pop e oriental do Sudoeste da Bahia, realizado no Boulevard Shopping, em Vitória da Conquista. O evento teve início no sábado, 23.

De expositores a cosplayers; de artistas a entusiastas de vários municípios de diversas regiões da Bahia e Norte de Minas Gerais, o evento contou ainda com espaços interativos para todos os gostos. Também não faltou praça de alimentação e concursos diversos nos dois dias de Anicon.

A educação de Itapetinga foi destaque no evento, com 26 alunos do Laboratório de Robótica do Centro Educacional e Cultural José Marcos Gusmão, no domingo. Os jovens participaram do Concurso Cultural Leve seu Robô, que tem como objetivo, incentivar o desenvolvimento de projetos e a construção de protótipos com o uso de materiais recicláveis. Após a apresentação e avaliação dos projetos, Itapetinga ocupou todos os lugares do pódio.

As jovens, Laís, Ester, Júlia e Jade ficaram em terceiro lugar com a criação da Girava Zatti, um protótipo capaz de ajudar empreendedoras que tenham pequenas hortas a identificar irrigação e umidade do solo para adequar o plantio das plantas às suas necessidades.

Em segundo lugar ficaram Lavínia, Nicolle e Anne Victoria com a apresentação do seu semáforo educativo, que ensina crianças e pessoas com dificuldade de entender a sinalização. Além disso, suas cores e braços robóticos ajudam o aprendizado de crianças autistas.

Com o objetivo de visitar outros planetas e coletar materiais para estudos, o Robô futurístico Wall-e, criado por Davy, João Pedro e Sthefani, conquistou o primeiro lugar.

“Para nós, o resultado da participação dos nossos alunos no maior evento de cultura Pop e Oriental da região é a comprovação do trabalho sério e dedicado que estamos realizando. A robótica tem tomado espaço em todas as áreas e uma educação que quer formar cidadãos para o futuro não pode ignorá-la. A rede municipal voltou para casa cheia de orgulho por nossos alunos e eles, ainda mais motivados, sabendo que podem alçar voos cada vez maiores e futuros ainda melhores”, disse o secretário de Educação, Cultura, Ciência e Tecnologia, Fábio Viana.

ESPAÇOS DIVERSOS – Para melhor aproveitamento do público, o Anicon disponibilizou dois palcos, com revezamento de atrações. Em um dos palcos, o músico Val Saxofonista mostrou seu talento, antecedendo jogos e brincadeiras premiadas, além de um karaokê coletivo e o tradicional desfile de cosplay infantil.

Outra atração à parte foi o palco K-Pop, com uma legião de fãs de todas as idades se divertindo e aplaudindo as apresentações, como o Random Playdance, apresentação livre e concurso solo.

A participação do dançarino e professor de K-Pop dance, Cleber Candido, abrilhantou ainda mais o evento. Ele integrou o balé do grupo BTS na turnê “Love Yourself: Speak Yourself”, em 2019.  Candido ainda teve tempo para um bate-papo no Palco K-pop Fasa, falando sobre a sua carreira e participou como jurado do concurso K-pop Solo.

Quem participou do Anicon ainda teve a chance de prestigiar o painel com o youtuber Muca Muriçoca, que esteve em Conquista pela segunda vez. Ele interagiu com a plateia e não podia deixar de fora quadros, piadas e cantadas.

Também teve o desfile livre de Cosplay, com qualquer participante ostentando a fantasia do seu herói oi heroína, tendo a chance de se apresentar para o público do AniCon. Com uma ampla variedade de personagens vindos de animes, filmes, desenhos.

O cantor Murangoo Baiano encerrou o primeiro dia, apresentando um repertório com as clássicas aberturas de animes, incluindo temas de séries como One Piece, Naruto, Chainsaw Man, dentre outros.


COMPARTILHAR