CONQUISTA | Aglomerações voltam a se repetir nos pontos centrais da cidade

Mais uma semana de comércio fechado, há 35 dias, e as velhas cenas se repetem no centro de Vitória da Conquista. Filas e mais filas no bancos e lotéricas, vai-e-vem de pessoas pelas ruas e alamedas e fiscalização afrouxada nesta segunda-feira, 27. Ambulantes aproveitam para faturar e vendem de tudo: mascaras, frutas, acessórios para celular e água de coco.

O maior volume de pessoas foi registrado na agênia central da Caixa Econômica Federal CEF) no primeiro dia de saque via poupança digital. Nos estabelecimentos autorizados a funcionar, como óticas, por exemplo, pouco movimento.

Já nos supermercados, a procura por gêneros alimentícios de primeira necessidade tem levado dezenas e pessoas a retomar os estoques. Fontes políticas ligadas ao prefeito Herzem Gusmão (MDB) garantem que o próximo decreto vai autorizar a reabertura do comércio, dia 4 de maio.

O ponto positivo é a adesão ao uso de máscaras, a despeito da obrigatoriedade por força e decreto municipal. O negativo é a proliferação de pessoas do chamado grupo de risco, especialmente a população idosa. | Imagens: Ag. Sudoeste Digital


COMPARTILHAR