CAMPANHA | Atendimento de qualidade e na agência é um direito, afirma Sindicato dos Bancários

Na manhã desta segunda-feira (24), o Sindicato dos Bancários de Vitória da Conquista e Região iniciou uma campanha com objetivo orientar os clientes sobre o direito de serem atendidos presencialmente nas agências bancárias.

A diretoria do SEEB/VCR percorreu as unidades do Centro de Conquista informando, por meio de panfletagem e discursos, sobre a resolução nº 4.072, do Banco Central, que obriga a realização de todos os serviços nas dependências dos bancos e impede as empresas de recusarem ou dificultarem o acesso aos canais de atendimento convencionais, inclusive guichês de caixa, mesmo na hipótese de oferecer atendimento alternativo ou eletrônico.

Visando tornar público os canais de denúncia, o Sindicato também iniciou a veiculação de outdoors em cidades da região.

Em 2022, os principais cinco bancos do país (Banco do Brasil, Bradesco, Itaú, Caixa Econômica e Santander) tiveram um lucro somado de R$ 106 bilhões. Apesar dos resultados, as instituições financeiras têm coagido, cada vez mais, os clientes a realizarem o autoatendimento, nos caixas eletrônicos e nos aplicativos. Essa política exclui uma parcela significativa da sociedade, que não possui experiência com os dispositivos e ficam ainda mais expostos a golpes e fraudes.

Além disso, as empresas vêm reduzindo drasticamente o número de funcionários e locais físicos de atendimento. Nos últimos dois anos foram 2.563 agências fechadas. Já o setor bancário perdeu 63% nos postos de trabalho ao longo dos últimos 30 anos.

“Hoje, estivemos nas agências conversando com clientes e trabalhadores para mostrar que a campanha pelo atendimento nas agências tem dois objetivos muito claros: primeiro, garantir o cumprimento das leis que garantem o direito de atendimento, como Código de Defesa do Consumidor, a Lei dos 15 minutos e a regulamentação do BC; segundo, pressionar os bancos para que parem de demitir e contratem mais funcionários para que os atendimentos sejam realizados com qualidade e rapidez”, afirma Leonardo Viana, presidente do Sindicato dos Bancários.


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