A apreensão, pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) , de 2,3 Kg de esmeraldas sem documentação fiscal e a prisão dois homens em Rio Brilhante (MS) pode colocar Vitória da Conquista em mais uma rota do tráfico: a de pedras preciosas do Sudoeste para o restante do país. A mercadoria foi avaliada em mais de quinhentos mil reais.
Segundo a PRF, os policiais rodoviários federais abordaram dois veículos, modelo M. Benz e VW Virtus, de placas de Vitória da Conquista (BA) e Belo Horizonte (MG), respectivamente. Os dois veículos viajavam juntos com destino a Coronel Sapucaia (MS).
Em revista ao porta-malas do veículo Mercedez Benz, os policiais encontraram um pacote plástico contendo uma grande quantidade de esmeraldas, que totalizaram em 2,3 Kg. O condutor do M. Benz disse que as pedras preciosas eram do condutor do veículo Virtus e apresentou a nota fiscal da mercadoria.
Mas, após análise dos PRFs, foi constatado que a nota era inidônea, sem cálculos de impostos e em nome de outras pessoas. Nos veículos, foram localizados também rádios comunicadores, quatro telefones celulares e uma arma de fogo, a qual o condutor do Mercedes possuía porte, por ser segurança.
Os homens foram detidos e encaminhados para a Polícia Federal de Dourados (MS), assim como os veículos e as pedras de esmeraldas. Os nomes não foram divulgados, mas as investigações prosseguem, em busca de mais pessoas ligadas à dupla.