Estreia nesta quinta-feira (17), como parte da programação do 3º REC Conquista, o documentário Contra o Veneno Peçonhento do Cão Danado, de Marcelo Lopes. Com distribuição da Umbuzeiro Filmes, o longa-metragem entra em cartaz no Centerplex Boulevard, em Vitória da Conquista, e terá exibição única em Salvador, às 18h30, na Sala de Arte.
Gravado entre as regiões da Chapada Diamantina, Recôncavo Baiano e Sudoeste da Bahia, o filme mergulha nas histórias de quem afirma ter o corpo fechado, uma crença popular ancestral, presente na cultura brasileira, que mistura espiritualidade, oralidade e proteção contra o mal. Entre rezas, benzimentos e encantamentos, o longa busca recuperar essas narrativas que, embora colocadas à margem, continuam vivas na memória popular.
“Essas histórias não sumiram. O que acontece é que elas parecem tão inacreditáveis que muita gente tem medo de contar”, afirma o diretor Marcelo Lopes. Inspirado por um caso ocorrido no início do século passado, a Chacina do Tamanduá, quando dois homens disputavam poder e diziam possuir o corpo fechado, Lopes iniciou uma pesquisa que cruzou caminhos, crenças e sotaques, em busca de narrativas que desafiam a realidade.
Memória como proteção
A produção foi resultado de uma longa escuta e de mais de 30 horas de gravação. Nasceu com o propósito de preservar saberes, mas sem o compromisso de provar ou negar o sobrenatural. “O filme não é sobre religião, é sobre memória. A crença no corpo fechado é também uma forma de se proteger do medo, da violência, da morte. Uma defesa simbólica contra o que nos atravessa”, explica Lopes.
O título, retirado de uma reza católica ensinada por Padre Cícero, evoca esse desejo por proteção: “contra o mal-olhado, contra as forças ruins e contra o veneno peçonhento do cão danado”. “Não é o meu papel julgar. O que me interessa é registrar o que o outro tem a dizer e deixar que essas histórias continuem a circular”, complementa o diretor.
Com uma linguagem que flerta com o realismo mágico, o filme apresenta histórias de desaparecimentos inexplicáveis, transformações sobrenaturais e pactos com o invisível, sempre atravessadas por uma dimensão de mistério que resiste à lógica. Muitas dessas narrativas, como lembra Marcelo Lopes, ainda circulam entre as famílias do interior e são passadas de geração em geração como heranças orais que guardam traços de identidade.
Contra o Veneno Peçonhento do Cão Danado é uma produção da TV Local Cine Vídeo e do Instituto Mandacaru. É o terceiro longa-metragem a estrear no 3º REC Conquista, que este ano celebra o tema “O Interior Ocupa as Telas”. A programação segue até 14 de maio e reúne lançamentos que fortalecem o cinema produzido fora dos grandes centros urbanos. Confira o trailer oficial
Além das exibições em Vitória da Conquista e Salvador, o público poderá acompanhar uma série de atividades relacionadas ao filme na programação do evento, incluindo sessão debate, entrevista ao vivo com o diretor Marcelo Lopes e programas especiais sobre a produção veiculados no canal da Umbuzeiro no YouTube. Todos os detalhes, assim como os dias e horários de cada sessão, podem ser conferidos nas páginas da Umbuzeiro no Instagram e Linkedin.
Este projeto foi contemplado nos Editais da Paulo Gustavo Bahia e tem apoio financeiro do Governo do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura via Lei Paulo Gustavo, direcionada pelo Ministério da Cultura, Governo Federal. Paulo Gustavo Bahia (PGBA) foi criada para a efetivação das ações emergenciais de apoio ao setor cultural, visando cumprir a Lei Complementar no 195, de 8 de julho de 2022.
SERVIÇO
Filme: Contra o Veneno Peçonhento do Cão Danado
Direção: Marcelo Lopes
Distribuição: Umbuzeiro Filmes
Produção: TV Local Cine Vídeo e Instituto Mandacaru
Data de estreia: 17 de abril (quinta-feira)
Onde: Centerplex – Boulevard Shopping (Vitória da Conquista); Sala de Arte (Salvador)
Sobre a Umbuzeiro Filmes
A Umbuzeiro Filmes é fruto da união de um coletivo de produtoras de cinema e audiovisual da região Sudoeste da Bahia. Pioneira no interior do estado, a distribuidora foi criada para dar visibilidade e projeção a produções cinematográficas desenvolvidas fora dos grandes centros urbanos, tornando o cinema brasileiro cada vez mais rico, diverso e plural.
Atualmente, sete produtoras fazem parte da Umbuzeiro Filmes: Ato3 Produções, Catingueira Filmes, Dominó Produções, Filipe Sobral Produções, Licuri Produções, Remendo Produções e Retratos Filmes. Todas estão sediadas no município de Vitória da Conquista, localizado a cerca de 500 km da capital do estado, Salvador.