Além de evitar deslocamentos de mais de 200 km, entre ida e retorno para Vitória da Conquista, a implantação do Ponto Cidadão em Itapetinga, a 560 km de Salvador, irá desafogar o SAC da vizinha cidade do Sudoeste do Estado.
Embora não tenha divulgado a data para instalação do serviço em Itapetinga, o governador Rui Costa destacou em seu seu perfil no Twitter (twitter.com/costa_rui) que já autorizou a instalação do primeiro Ponto Cidadão da região. Assim que for aberto ao público, o usuário poderá solicitar, no próprio município, os serviços de inscrição no Cadastro de Pessoa Física, emissão de antecedentes criminais, emissão de carteiras de trabalho e de identidade, atendimentos do CEPREV e intermediação de mão de obra e solicitação de seguro desemprego.
Com a unidade, que contará com quinze funcionários, a expectativa é de que os 197 mil habitantes do município e das cidades vizinhas possam contar com o novo serviço, a uma capacidade de 5.500 atendimentos por mês.
O Ponto Cidadão funcionará no imóvel do extinto Derba, que atende ao porte e condições do projeto. As próximas etapas para implantação do posto passam pelo cadastro da área a ser utilizada, desenvolvimento dos projetos e posterior execução, incluindo reforma e adequações necessárias ao empreendimento.
JUSTIFICATIVA
Diante da necessidade de expandir o atendimento do Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC) para mais de 400 municípios baianos, foi criado o Ponto Cidadão, instrumento que atende cidades ainda não abrangidas pela rede SAC.
A unidade tem como objetivo ampliar e facilitar o acesso das comunidades aos serviços públicos, através da emissão de documentos essenciais para o exercício da cidadania, como Carteira de Identidade, Carteira de Trabalho, Antecedentes Criminais e Cadastro de Pessoa Física (CPF). No final de 2010, a cartela de serviços foi ampliada com a inclusão do Centro de Atendimento Previdenciário.
O principal benefício do Ponto Cidadão é a ampliação da oferta de serviços em todo o estado a custos mais reduzidos, viabilizando a capilaridade do atendimento e o aumento da qualidade, com a utilização de recursos tecnológicos que permitem reduzir o prazo de entrega dos documentos de uma média de 60 para aproximadamente 20 dias úteis.
Com o Ponto Cidadão a população passa a contar com um atendimento mais acessível e eficaz para obtenção de documentos, viabilizando a participação em Programas de Governo, assim como a busca por alternativas no mercado de trabalho e oportunidades na geração de renda.