CIDADANIA | Mutirão de saúde Voluntários do Sertão chega em Barra do Choça em setembro

“A Organização Voluntários do Sertão nasceu de um sonho meu de levar pra minha terra, a Bahia, oportunidade de acesso a itens básicos de vida”, conta Doreedson Pereira, mais conhecido como Dorinho, Presidente do Voluntários do Sertão.

Dorinho (imagem abaixo) nasceu em Alegre, distrito de Condeúba (Bahia). Deixou sua cidade natal aos 14 anos, quando partiu para o Estado de São Paulo. Mas foi em Ribeirão Preto, cidade do interior do Estado, que se estabeleceu e com muito trabalho conquistou seu próprio negócio.

E não esperou muito para começar suas ações sociais e levar à sua terra um pouco de gratidão. Assim que começou a se desenvolver como empresário, estava sempre organizando formas de retribuir para quem mais precisava.

Com o tempo, Dorinho queria fazer algo maior pelas pessoas do sertão de onde nasceu. Por isso, reuniu alguns amigos e no Natal do ano 2000 levou brinquedos e cestas básicas para as famílias do distrito de Alegre. Ele ainda nem sabia o quão grande seus sonhos chegariam, mas esta foi a primeira ação do que hoje conhecemos como: Voluntários do Sertão.

Desde então, o projeto cresceu, se fortaleceu e virou referência. Anualmente, o mutirão – agora de saúde e social – Voluntários do Sertão reúne centenas de profissionais voluntários para oferecer de forma gratuita atendimentos médicos, odontológicos e sociais para pessoas que vivem em regiões de vulnerabilidade social.

Hoje, com mais de 20 anos de história, o mutirão de saúde e social Voluntários do Sertão não realizou mais nenhuma ação desde o início da pandemia, em 2020, com o objetivo de zelar pela saúde dos profissionais voluntários e também da população que recebe essa ação do bem. Agora, a 20ª edição já tem data marcada: de 02 a 10 de setembro. A cidade escolhida para receber o mutirão é Barra do Choça, no interior da Bahia. O município fica a pouco menos de 30 km de Vitória da Conquista.

Para a voluntária Romilda de Oliveira Gomes, auxiliar e técnica de enfermagem, que participa da ação desde 2016, o retorno neste ano traz muita alegria. “Principalmente após esse período de pandemia, o trabalho voluntário – mais do que nunca – requer muita doação do próximo, atuar com muito amor e carinho para oferecer nosso melhor em benefício de quem precisa. Ser voluntário é crescer a partir da soma das experiências”.

Tradicionalmente, o evento acontece no mês de abril, para esta retomada pós-pandemia, continuando com zelo e cautela, foi necessário aguardar até o segundo semestre do ano para uma nova edição.

“Muitos profissionais têm o desejo de ajudar e se doar, porém não encontram onde nem como fazer acontecer e acabam fazendo trabalhos pequenos, com o Voluntários do Sertão eles conseguem dar o seu melhor, alcançando com qualidade e organização um número muito maior de pessoas que necessitam daquele atendimento especializado. A cada ação me realizo profissionalmente e tenho um crescimento pessoal e humano sem precedentes”, relata Fulvio Pinheiro do Nascimento, técnico de enfermagem que se orgulha de fazer parte do Voluntários do Sertão há 13 edições.

Em sua quinta edição, o dentista Álvaro Junqueira (vídeo abaixo) menciona sua satisfação em ser um voluntário do sertão. “Eu levo o projeto muito a sério, pra mim, é muito importante separar um momento do meu ano pra fazer esse trabalho voluntário e eu tenho um carinho especial porque de todos os trabalhos voluntários que eu faço, esse foi o primeiro”.

Em seus mais de 20 anos de atuação, o mutirão Voluntários do Sertão já realizou mais de 400 mil atendimentos, exames e procedimentos, tudo oferecido de forma totalmente gratuita para a população. Ao todo, mais de três mil profissionais voluntários já atuaram com o Voluntários do Sertão.


COMPARTILHAR