CHUVAS | Nível da barragem Água Fria I aumenta em 1%: alívio na crise hídrica

Com as chuvas dos últimos dois dias e o clima frio que se instalou na cidade, a atenção da população volta-se para a barragem, temendo um possível racionamento de água. Contudo, há um alívio momentâneo, pois a barragem aumentou sua capacidade em 1%. A expectativa é de que essa porcentagem ainda aumente.

A Embasa (Empresa Baiana de Águas e Saneamento), em contato com o Blog do Sena, informou que os pluviômetros registraram 70 milímetros de chuva em Água Fria I e 65 milímetros em Barra Nova. A barragem apresentou um aumento de nove centímetros, equivalente a 1% da capacidade total, elevando o percentual de 65% para 66%. Esses dados ainda não estão finalizados, já que a água continua percorrendo a bacia de Água Fria e será represada nos próximos dias.

Essa notícia eleva as esperanças da população, que enfrenta uma preocupante crise hídrica na região. No último levantamento, as barragens Água Fria I e II, que abastecem Vitória da Conquista e Belo Campo.

Diante da crise hídrica que afeta a região, a situação alerta para a possibilidade de racionamento, reacendendo memórias dos três períodos de restrição de água que a cidade enfrentou entre 2012 e 2017. Enquanto isso, a construção da barragem do Rio Catolé, iniciada em 2019, enfrenta paralisação, deixando em aberto a solução definitiva para a crise hídrica na terceira maior cidade da Bahia.


COMPARTILHAR