Depois do intenso temporal nessa sexta-feira (22), a chuva deu uma pequena trégua na madrugada deste sábado, mas a ser registrada em alguns bairros de Vitória da Conquista. A previsão é que a precipitação atinja todo o município até terça-feira (26), conforme alerta atualizado pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
O alerta laranja, que prevê chuvas intensas, tem validade até terça-feira. A precipitação pode variar de 30 a 60 milímetros/hora, com ventos intensos de 60 a 100 km/hora, e grau de severidade que indica perigo.
Em nota, a Prefeitura informou, por meio do Comitê de Crise, manter o monitoramento das áreas de risco e equipes de prontidão para atender as emergências e minimizar os efeitos das chuvas na cidade e na Zona Rural.
Canal Alto Maron/Santa Cecília
A Defesa Civil informa que não houve notificação de alagamentos em residências, porém houve impactos em infraestrutura de drenagem pluvial e danos e alagamentos em vias públicas. No canal Alto Maron/Santa Cecília, no trecho do loteamento Amendoeiras, houve obstrução parcial, mas a equipe de limpeza da Secretaria Municipal de Serviços Públicos esteve no local para realizar o trabalho.
Na Avenida Jadiel Matos, o canal Campinhos teve obstrução parcial ocasionada por particular. A Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana (Seinfra) notificou o responsável para que a remoção do material seja feita imediatamente.
A Seinfra também notificou a empresa responsável pela duplicação da Avenida Presidente Vargas, pois há material solto no trecho próximo ao canal do Santa Cecília e material carreado na Avenida Cláudia Botelho, decorrentes da obra.
Anda houve o extravasamento de esgoto na Rua 22, no Loteamento Comveima II. A Secretaria de Mobilidade Urbana, por meio do Simtrans, já sinalizou a via e a Seinfra comunicou a Embasa. Na Avenida 36, no Comveima I, houve alagamento durante o pico da chuva pela manhã. A equipe da Sesep informou que monitora essa e outras vias para realizar o que for necessário a fim de minimizar os transtornos causados pelas chuvas.
Orientações para situação de alerta
A orientação da Defesa Civil é que a população descarte o lixo adequadamente, em dias de coleta; faça a manutenção de telhados e calhas; faça a manutenção preventiva e corretiva nas edificações; direcione a água pluvial para a rua e não para o esgoto. Em caso de chuvas intensas, evite sair de casa, procure um local seguro. De carro, evite passar por trechos com maior fluxo de veículos.
Em caso de emergência, a população deve acionar a Defesa Civil, por meio do número 199, ou pelo WhatsApp (77) 98856-5070. O órgão funciona em regime de plantão, durante 24 horas.
Nas últimas 24h, choveu 31,60 mm em Conquista
Nas últimas 24h, choveu em média 31,60 mm em Vitória da Conquista, segundo dados do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), divulgados pela Defesa Civil do Município, às 6h deste sábado (23). As equipes de limpeza e manutenção da Prefeitura já estão nas ruas e o Comitê de Crise monitora as áreas de risco e avalia meios de solucionar situações recorrentes nas zonas urbana e rural.
A obstrução de galerias e canais pluviais, por exemplo, é uma constante devido ao lixo descartado incorretamente pela população, e que nos dias de chuva é carregado pela enxurrada e ocasiona o entupimento de canais, impedindo a passagem da água e gerando alagamentos. A limpeza foi feita na chuva do último dia 12, porém, com as precipitações de ontem (22), foi preciso uma nova limpeza do canal do Santa Cecília.
Nesta manhã, a Secretaria de Serviços Públicos está nas avenidas Integração, Sifredo Pedral, Crescêncio Silveira e nas ruas Genésio Porto e Paulino Santos, na praça Gerson Sales, e novamente no canal Santa Cecília fazendo a limpeza e desobstrução.
O Comitê de Crise, por meio da Defesa Civil, da Sesep e da Seinfra, orientam a população a descartar o lixo adequadamente, em dias de coleta, e a não jogar embalagens nas vias.
A rua principal do distrito de Dantilândia também alagou na noite de ontem, por conta da obstrução de bueiros, como ocorreu no último dia 13. A Prefeitura enviará servidores e máquinas para realizar a desobstrução e já estuda formas de resolver a situação que tem causado transtornos aos moradores da localidade.
No Vila América, na Rua José de Sá Martins, em frente a um ferro velho, metade de uma árvore caiu. A equipe da Secretaria Municipal de Meio Ambiente foi acionada. Também houve queda de galhos no Estádio Lomanto Júnior e na Praça da Avenida São Geraldo, onde a equipe da Sesep já está atuando.
Previsão
Conforme publicado pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o alerta laranja, que prevê chuvas intensas, tem validade até terça-feira (26). A precipitação pode variar de 30 a 60 milímetros/hora, com ventos intensos de 60 a 100 km/hora, e grau de severidade que indica perigo.