Vitória da Conquista segue em alerta de perigo para chuvas intensas até às 10h de domingo (7). É o que aponta boletim emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), no sábado (6).
O Comitê Permanente de Gestão de Crise, montado pela Prefeitura para acompanhar a situação, segue monitorando áreas críticas da cidade. As ações preventivas realizadas pela gestão minimizaram alagamentos nas últimas chuvas.
Nas últimas 24h, conforme dados coletados pela Defesa Civil nos pluviômetros instalados em diferentes pontos da cidade, foi registrada uma média de 16,45 milímetros de chuva. A região que registrou o maior volume foi o Centro da cidade, com 19,12 mm.
Transtornos
Após fortes chuvas, moradores de Vitória da Conquista enfrentaram diversos transtornos na sexta-feira (5). Nas últimas 24 horas, o volume de água chegou a 50 milímetros na cidade. Apesar de bem-vinda na maioria das localidades, especialmente as rurais, a chuva também trouxe problemas.
Parte da população enfrentou dificuldades para sair de casa e o tráfego de veículos foi prejudicado nas áreas mais afetadas.
Ilhados
Na Rua F, situada no loteamento Jardim Sudoeste, moradores não conseguiram sair de casa. Eles apontaram o receio de ter os carros atolados na localidade tomada por água, lama e buracos.
Semana passada, na Avenida Olívia Flores, um grande galho de árvore caiu. Foi preciso interditar a área para retirar o galho da pista. Um canal de drenagem também ficou obstruído na Rua Santa Cecília. Ao longo do dia, equipes trabalhavam para liberar o canal.
Apesar dos transtornos, não houve registro de feridos em nenhuma das ocorrências. A Defesa Civil diz que monitora as áreas de risco. Já a prefeitura afirma que faz manutenção periódica nos bairros e promete a pavimentação de 57 ruas.
Fim de semana de chuva
Toda a chuva registrada nos últimos dias não deve cessar no fim de semana. De acordo com Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a previsão é de temporal, com volume de água de até 100 milímetros, e ventos fortes.
Em caso de deslizamentos, desabamentos, enchentes e inundações, a população deve acionar a Defesa Civil por meio do número 199. O órgão funciona em regime de plantão, 24 horas por dia, para atender a população. O Corpo de Bombeiros também pode ser acionado por meio do 193.