A Superintendência de Proteção e Defesa Civil da Bahia (Sudec) divulgou, nesta segunda-feira (24), o balanço no número de afetados pelas chuvas no estado. Segundo o órgão, são 5.096 pessoas desalojadas e 16 estão desabrigadas nos 24 municípios atingidos pelos temporais.
A chuva começou, em grande parte dos municípios, na madrugada de sexta-feira (21) e permaneceu durante o final de semana. Neste período, a Sudec contabilizou diversos alagamentos, deslizamentos de terra e desabamentos de imóveis.
Até esta segunda, três mortes foram contabilizadas por causa das chuvas: um casal de turistas mineiros e o pescador tio de Carla Perez.
Rui Costa visita sul da Bahia
Devido a gravidade da situação no sul do estado, o ministro da Casa Civil e ex-governador da Bahia, Rui Costa, visitou Itabuna acompanhado do ministro da Integração e Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, além do governador Jerônimo Rodrigues. Eles sobrevoaram áreas afetadas pelos temporais na região.
Ainda durante a passagem, o governador e os ministros anunciaram a construção de 696 moradias para famílias que perderam casas nos desastres. Não há detalhes se essas moradias são referentes às chuvas deste ano, ou dos temporais de 2021 e 2022 no sul baiano.
Cidades afetadas
Ainda de acordo com o levantamento da Sudec, quatro municípios estão em situação de emergência: Santa Cruz Cabrália, Ilhéus, Belmonte e Porto Seguro, todas no sul e extremo sul da Bahia.
As cidades de Anagé, Caraíbas, Caravelas, Eunápolis, Guaratinga, Ibirapuã, Itabela, Itabuna, Itagimirim, Itamaraju, Itanhém, Jucuruçu, Lajedão, Medeiros Neto, Mucuri, Nova Viçosa, Prado, Teixeira de Freitas, Vereda e Vitória da Conquista também foram afetadas.
A Sudec informou que, até a manhã desta segunda, foram enviados sete caminhões com donativos de kits humanitários para atender as pessoas afetadas pelas chuvas.
Foram encaminhadas 26 toneladas de alimentos, oito mil litros de água mineral, mil colchões, mil cobertores e 17 mil metros quadrados de lona para cobertura de encostas.