CHABU | Ministro da Saúde manda terceiro escalão receber Herzem e prefeito retorna de mãos vazias a Conquista

Herzem confirma que placa de inauguração do Aeroporto não tinha o ...

A tão propagada visita do prefeito Herzem Gusmão (MDB) a Brasília para tentar audiência com o ministro interino da Saúde, Eduardo Pazuello, restou frustrada. Deu chabu, como diz na linguagem popular quando algo sai errado.
Chabu - Dicio, Dicionário Online de Português

Gusmão, que realizou viagem oficial para tentar obter lotes de hidroxicloroquina e ampliar leitos públicos de UTI para combate à Covid-19, fez publicar em blogs e redes sociais a tal visita, mas o resultado não foi o esperado.

Teve fogo amigo', diz Cascavel sobre rejeição de seu nome - Folha ...

Em vez do ministro interino, o prefeito da terceira maior cidade da Bahia (atrás de Salvador e Feira de Santana) foi recebido apenas por Airton Soligo (acima), assessor do de terceiro escalão do Ministério, conhecido por “cascavel”. Nada foi prometido a Vitória da Conquista, conforme apurou a reportagem.

Eminência parda


A prerrogativa de nomear um assessor não é nada demais no Executivo federal, não fosse o fato de Soligo, ou “Cascavel”, já estar atuando como uma espécie de “eminência parda” na pasta há quase três meses.

Ele é empresário e agropecuarista de Roraima e nada tem a ver com a área de Saúde. Conheceu Pazuello durante o período de intervenção federal decretado naquele estado em 2018 e, desde então, ficaram amigos.

Servidores que preferiram não se identificar atribuem a ele a influência nas ações de verificação de registros de todos os que trabalham na pasta em suas contas de redes sociais, seguida da ameaça de punição aos que fizerem críticas ou comentários ácidos ao sistema de saúde e à atuação do Executivo Federal no combate à pandemia.

No mesmo período em que começou o monitoramento feito por Cascavel, o Ministério da Saúde encaminhou aos servidores um e-mail com o que chamou de “dicas de ética” a serem seguidas nas redes sociais, reiterando que está fiscalizando tudo o que é publicado.

A mensagem deixa claro, também, que “a ascensão profissional dos servidores pode ser definida de acordo com o que se divulga nas redes sociais”.


COMPARTILHAR