CENAS FORTES – Predador misterioso ataca e mata animais em Guanambi

Resultado de imagem para caatinga
Foto: Ilustração

ATENÇÃO!
AS IMAGENS APÓS A MATÉRIA PODEM CAUSAR IMPACTOS EM PESSOAS SENSÍVEIS!
Moradores da comunidade de Poço do Magro, zona rural de Guanambi, estão assustados com o ataque de um predador que ataca e mata animais na região. Até o momento, 30 animais foram mortos e outros dez ficaram feridos.
Os moradores acionaram os técnicos do Departamento de Meio Ambiente do município para investigar o misterioso ataque a vários tipos de animais domésticos registrados desde o mês de junho em várias propriedades rurais.
Técnicos do Departamento de Meio Ambiente fizeram um levantamento e através das fotos dos animais mortos e dos vários que tiveram ferimentos graves e concluíram que os ataques são característicos de uma onça suçuarana. O que intriga é o fato de não haver pegadas ou sinais desse tipo de animal nas redondezas.
Segundo a lavradora Rosa Pereira Oliveira da Silva, em sua propriedade foram mortos vários animais, a exemplo de ovelhas, perus, galinhas e porcos. “O prejuízo é muito grande”, contou a lavradora ao jornalista Bonny Silva, um dos primeiros a relatar o caso na imprensa.
“O bicho atacou durante a noite, matou um carneiro reprodutor que vale mais de 600 reais”, disse a moradora, sem esconder o temor de novas incursões do predador. Ainda de acordo os relatos dos proprietários, os ataques do misterioso animal acontece durante a madrugada de maneira silenciosa, rápida e devastadora sem que seja notada nem mesmo a manifestação dos cachorros ou pelos moradores.
Em vários casos o predador come apenas as vísceras dos animais, já em outros casos foram registradas lesões graves nas partes traseiras e nos dorsos de várias ovelhas.  Os técnicos suspeitam que pela investida em massa exista mais de um animal ou pode tratar-se de uma fêmea ensinando filhote a caçar.
O coordenador de Fiscalização e Educação Ambiental Bento Ferreira de Souza informou que devido à limitação estrutural do departamento foi solicitado junto ao INEMA providências quanto a possibilidade de captura do suposto predador. O INEMA possui um posto avançado em Guanambi.

Segundo o coordenador regional do órgão, Glauber Vieira, o INEMA tem recebido várias denúncias sobre casos dessa natureza. Ele também credita o ataque a suçuaranas, que perderam o seu habitat após os desmatamentos ocorridos na região.

“Já estivemos na região por duas vezes por conta de onças suçuaranas”, reforçou. “Elas ficam sem alimentação e começam a caçar mais próximo das residências. A captura de um animal desse é muito difícil, mas vamos acionar nosso pessoal e ver o que podemos fazer”.

Glauber disse que, quando das visitas às localidades, foi sugerido aos moradores que colocassem rádios, em som alto ou soltar combates (fogos de artifício) durante a madrugada para afugentar esses animais.

Colaborou: Bonny Silva


COMPARTILHAR