CAUSA ANIMAL | Programa de controle de animais de ruas em Vitória da Conquista começa em agosto

Começa no próximo mês de agosto o programa de controle populacional de cães e gatos em Vitória da Conquista, que será desenvolvido pela Escola de Medicina Veterinária e Zootecnia da UFBA (EMEVZ), com recursos de emendas do deputado federal Waldenor Pereira (PT).

São investimentos no valor de R$1 milhão destinados pelo parlamentar para esse projeto com diferentes ações: rastreabilidade animal, vacinação, castração, microchipagem dos animais e educação sobre a guarda responsável. O programa será desenvolvido em parceria com o campus Anísio Teixeira/UFBA, com o objetivo de atender cerca de 2.600 animais. A duração prevista é de 8 meses.

Antes de deflagrar o processo com o primeiro dos oito módulos (visita de campo e ações), será realizada, em julho, uma ampla reunião no município, no auditório do Campus Anísio Teixeira, com a participação dos responsáveis pelo programa e representantes dos segmentos envolvidos na questão dos animais: ongs, clínicas veterinárias, faculdade de veterinária conquistense, tutores e cuidadores e em seguida, o lançamento oficial do programa.

Cronograma

O cronograma do projeto foi definido nesta última segunda-feira (2/6), quando Waldenor Pereira esteve reunido com o diretor Rodrigo Bittencourt, professores , pesquisadores e estudantes do Doutorado da EMEVZ que compõem a equipe responsável pelo programa. Foi apresentada ao deputado a proposta para desenvolver o programa, com especificação dos recursos a serem destinados para a aquisição de equipamentos, pagamento de bolsas , medicamentos e anestésicos, material cirúrgico, deslocamento de equipe até o município e pagamento da clínica onde serão realizados os procedimentos.

O deputado Waldenor Pereira falou da sua expectativa e motivação para o programa ao qual decidiu realizar tanto investimento: “Além de membro da Frente Parlamentar Mista do Congresso pela causa animal, vejo esta iniciativa como muito importante para o nosso município, porque ao cuidar dos animais estamos cuidando também do ser humano. Estima-se que existam 16 mil cães e gatos nas ruas e esta situação provoca uma série de problemas, que no final se tornam uma questão de saúde pública”, argumenta.

“A escola de Veterinária da UFBa é uma referência e este programa terá também uma contribuição científica, pois inclui estudo e diagnóstico. Pelo seu caráter científico, poderá contribuir posteriormente para pesquisas e formulações de teses de pós-graduação”, exalta o deputado que se projetou na vida acadêmica, tendo sido professor e reitor da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB).


COMPARTILHAR