CASO DE POLÍCIA | Quem são os 10 criminosos mais procurados da Bahia? Veja a lista

Eles são homicidas e traficantes que, em alguns casos, respondem por mais de uma dessas qualificações e ainda fazem parte de facções criminosas que aterrorizam a Bahia. São os 10 mais perigosos da polícia baiana e por isso os mais procurados pela Secretaria de Segurança Pública (SSP/BA). Seus rostos estampam as principais cartas do Baralho do Crime, ferramenta do governo que reúne os homens e mulheres mais violentos do estado com mandados de prisão em aberto.

Segundo a SSP/BA, o Baralho do Crime conta com 350 cartar, das quais têm as fotos dos criminosos exibidas de acordo com o grau de periculosidade apontado pela Polícia Civil, responsável pelas investigações. Às vezes, o procurado por fazer parte de uma organização criminosa participou indiretamente de mais homicídios, de tráfico de armas e de drogas e por isso é considerado um bandido muito perigoso, logo encaixado em uma carta mais alta.

A última atualização da ferramenta foi em dezembro último. E o primeiro do ranking dos 10 mais procurados pelas forças de segurança da Bahia é o traficante Alan Santos Fonseca, conhecido como Júnior Pial ou JP. Ele é representado no Baralho do Crime pela carta “Ás de Paus”, após não retornar ao Conjunto Penal de Lauro de Freitas em julho de 2020, quando foi ser beneficiado por uma saída temporária. Integrante da facção Katiara, ele é investigado por tráfico de drogas e atuante nos bairros de Águas Claras e Valéria, em Salvador, além de Nazaré e Maragogipe, cidades do Recôncavo Baiano.

Júnior Pial e o comparsa, Fernando de Jesus Lima, o Ojuara, foram presos em dezembro de 2014 depois de terem sido apontados como os responsáveis pelos ataques aos ônibus incendiados no bairro de Valéria. Na ocasião, a polícia apurou que os dois comandaram os ataques depois que um comparsa teria sido morto numa troca de tiros com policiais dias antes no bairro. Eles receberam a ordem do líder da Katiara, Adilson Souza Lima, o Roceirinho, que cumpria pena no Complexo Penitenciário da Mata Escura, após ter sido preso 2012 em um hotel de luxo em Ondina, com R$ 168 mil.

Constam também na lista dos criminosos mais perigosos da Bahia, o traficante Fábio dos Santos Nascimento, o Fabão ou Jiboia, o “Oito de Espadas”, que atua nos bairros de Vila Canária, Castelo Branco e Valéria; o “Três de Paus”, Adeilton dos Santos Souza, conhecido como Adeilton Negrão, Jogador ou Samurai, procurado por homicídio em Feira de Santana; e Pablo Carvalho dos Santos, apelidado de Messi ou Camisa 10, procurado pela polícia por tráfico de drogas no bairro de Brotas. | Leia conteúdo completo em CORREIO 24 Horas


COMPARTILHAR