Foi identificado por Erivan Souza Sampaio, o homem que aparece ateando fogo no prédio da prefeitura municipal de Itororó no último dia 5 de janeiro. A polícia civil disse que realizou o trabalho de investigação e que conseguiu chegar a autoria dos crimes cometidos contra os órgãos públicos.
Além da prefeitura, “Van” como é conhecido o acusado, ateou fogo e destruiu o Centro de Convivências localizado no bairro Loteamento. Nos vídeos divulgados pelo Blog Itororó Já, é possível ver o acusado utilizando uma moto Honda Biz no atentado contra a prefeitura. Ele teria confessado os crimes e está preso na delegacia de Itororó a disposição da Justiça.
RELEMBRE O CASO
A prefeitura municipal de Itororó sofreu um grave atentado neste domingo, 05. Em um vídeo divulgado nas redes sociais é possível ver que houve uma tentativa de incendiar a prefeitura.
É possível notar vidros quebrados, paredes e cortinas queimadas por um possível princípio de incêndio. Mesas e cadeiras também foram atingidos. No sábado houve o registro de uma primeira tentativa de depredação da prefeitura municipal que teve vidros quebrados.
A sala atingida neste domingo fica localizada na parte de baixo do prédio da prefeitura e é utilizada para cadastro de reservistas.
As autoridades responsáveis deverão ser comunicadas nesta segunda-feira, 06. Câmeras de segurança do local e do entorno deverão ser utilizadas para tentar identificar o autor da tentativa de incêndio.
Marciano Flores, comandante da guarda municipal de Itororó conversou com a equipe do Blog Itororó Já e informou que, por volta das 02hs da madrugada deste domingo, um dos guardas municipais sentiu um forte cheiro de queimado e na averiguação encontrou objetos da sala citada pegando fogo. O agente da guarda conseguiu apagar o fogo e acionou reforços. O prédio da prefeitura estava sob vigilância da guarda municipal de Itororó no momento do ocorrido e o atentado foi feito no mesmo local do atentado de sábado, inclusive utilizando a mesma janela quebrada havia sido quebrada.
NOVOS CASOS DE INCÊNDIOS CRIMINOSOS ASSUSTARAM A COMUNIDADE
Após esse primeiro incidente, nas últimas semanas, o município de Itororó passou por situações preocupantes. A prefeitura sofreu novo incêndio e o Centro de Convivências localizado no Grande Loteamento sofreu mais dois incêndios. Os incêndios destruíram o Centro de Convivências.
O QUE DIZ A POLÍCIA
Hoje por volta das 07h00 a Delegacia Territorial de Itororó tomou conhecimento de um incêndio no Centro de Convivência desta cidade, ocorrido por volta da 03h00. O IPC Kleber Silva do Nascimento compareceu ao local e constatou a veracidade das informações, tendo encontrado no local alguns móveis totalmente queimados. Seguindo nas investigações, com diligências ininterruptas e com apoio da equipe do CATTI Pedra Branca, de perícias do DPT e baseado em depoimento de testemunha, localizaram a autor Erivan, vulgo “Van”, com o mesmo foi apreendido um pé de cabra e um camburão de 5 litros utilizado para colocar gasolina. Em seu interrogatório, Erivan confessou ter ateado fogo no prédio da Prefeitura de Itororó nos dias 04 de janeiro, gerando os IP 1124/2025 e no dia 28 de janeiro gerando o IP 7788/2025 e no Centro de convivência nos dias 28/01 e no dia 05/02/2025. Que Erivan informou ter ateado fogo nos prédios públicos em razão do atual prefeito ter lhe prometido um emprego e não ter cumprido, tendo em vista que a gestão anterior pagava seu aluguel.
▪Providências Adotadas:
1. Registro do Boletim de Ocorrência 91345/25
2. Expedição de guia para realização de Exame de local de crime.
3. Expedição de guia para exame médico.
4. APF 10128/2025.
Fonte: 21⁰ COORPIN / DELEGACIA TERRITORIAL DE ITORORÓ -BA.