CAPACITAÇÃO | Conquista sedia curso de Boas Práticas para Manipuladores de Alimentos

Com objetivo de aperfeiçoar o profissional da área, Vitória da Conquista sedia o Curso de Boas Práticas para Manipuladores de Alimentos. A primeira turma começa na próxima sexta-feira, 26. (CLIQUE NO BANNER DO EVENTO PARA ACESSAR O ZAP DA ORGANIZAÇÃO).
De acordo com a organização do evento, os conhecimentos adquiridos pelos participantes visam assegurar desde a qualidade no recebimento, passando pela higienização e armazenamento da matéria-prima até as produções culinárias.


Resultado de imagem para Entre em Contato conosco via WhatsApp!
Tudo isso com foco na promoção da segurança alimentar, em atenção à legislação federal preconizada pela RDC 216/04, da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). (Leia abaixo)

Manipulador de Alimentos é o profissional que tem contato direto com alimentos sejam eles embalados ou não embalados e que manuseia equipamentos ou utensílios que entram em contato com os alimentos no momento do preparo e distribuição de alimentos para os consumidores.
Esse profissional desempenha um papel extremamente importante durante o processo de manipulação dos alimentos e por isso deve receber treinamentos sobre Boas Práticas, higiene alimentar e manipulação adequada de alimentos para que possa realizar seu trabalho em conformidade com a legislação sanitária.

Responsabilidade do Manipulador

Seu papel é a manipulação de alimentos de forma que garanta a Segurança Alimentar do consumidor, ou seja, suas atividades devem ser realizadas com todos os cuidados necessários para que a qualidade da matéria prima seja mantida em todas as etapas do processo.
O Manipulador pode ser um veículo de contaminação dos alimentos, quando isso acontece as chances de que ocorra um surto de Doenças Transmitidas por Alimentos podem ser muito grandes, por isso o Manipulador de Alimentos deve estar consciente da sua responsabilidade em zelar pela saúde e bem estar daqueles que irão saborear os alimentos produzidos por suas mãos.

Cuidados com a higiene pessoal

A higiene pessoal é extremamente importante durante a manipulação dos alimentos para evitar que contaminações existam.
Tomar banho todos os dias, higienizar bem as mãos, utilizar unhas curtas, sempre limpas e sem esmaltes, cabelos presos e cobertos por touca, uniformes sempre limpos com trocas diárias são algumas das medidas exigidas para que se produza alimentos seguros.
Os donos de serviços de alimentação devem fornecer condições ideais para que manipuladores de alimentos possam desenvolver suas atividades de forma adequada, como utensílios suficientes, bancadas e tábuas de material adequado, produtos de limpeza que facilitem a higienização e trocas de uniformes em quantidades suficientes.

Fazendo a diferença

Você, Manipulador de Alimentos é peça chave para que possamos evitar os Perigos Físico, Químico e Biológico nos alimentos, ao executar suas tarefas com responsabilidade, consciência e principalmente amor, você estará fazendo toda a diferença no produto final, ou seja, a proteção do consumidor contra danos a sua saúde e integridade física e principalmente no resultado que todos esperamos, a satisfação do cliente.
RDC 216/2004
O que a RDC 216 traz de exigências para os manipuladores de alimentos?
4.6.1 O controle da saúde dos manipuladores deve ser registrado e realizado de acordo com a legislação específica.
4.6.2 Os manipuladores que apresentarem lesões e ou sintomas de enfermidades que possam comprometer a qualidade higiênico-sanitária dos alimentos devem ser afastados da atividade de preparação de alimentos enquanto persistirem essas condições de saúde.
4.6.3 Os manipuladores devem ter asseio pessoal, apresentando-se com uniformes compatíveis à atividade, conservados e limpos. Os uniformes devem ser trocados, no mínimo, diariamente e usados exclusivamente nas dependências internas do estabelecimento. As roupas e os objetos pessoais devem ser guardados em local específico e reservado para esse fim.
4.6.4 Os manipuladores devem lavar cuidadosamente as mãos ao chegar ao trabalho, antes e após manipular alimentos, após qualquer interrupção do serviço, após tocar materiais contaminados, após usar os sanitários e sempre que se fizer necessário. Devem ser afixados cartazes de orientação aos manipuladores sobre a correta lavagem e antissepsia das mãos e demais hábitos de higiene, em locais de fácil visualização, inclusive nas instalações sanitárias e lavatórios.
4.6.5 Os manipuladores não devem fumar, falar desnecessariamente, cantar, assobiar, espirrar, cuspir, tossir, comer,  manipular dinheiro ou praticar outros atos que possam contaminar o alimento, durante o desempenho das atividades.
4.6.6 Os manipuladores devem usar cabelos presos e protegidos por redes, toucas ou outro acessório apropriado para esse fim, não sendo permitido o uso de barba. As unhas devem estar curtas e sem esmalte ou base. Durante a manipulação, devem ser retirados todos os objetos de adorno pessoal e a maquiagem.
4.6.7 Os manipuladores de alimentos devem ser supervisionados e capacitados periodicamente em higiene pessoal, em manipulação higiênica dos alimentos e em doenças transmitidas por alimentos. A capacitação deve ser comprovada mediante documentação. 


4.6.8 Os visitantes devem cumprir os requisitos de higiene e de saúde estabelecidos para os manipuladores. | Colaborou: Mayara Vale, consultora de alimentos

COMPARTILHAR