CALAZAR – Criança de 12 anos está internada em estado grave no hospital Esaú Matos

Resultado de imagem para calazar em humanos tratamento
Alerta Geral na saúde pública na região Sudoeste da Bahia com o surgimento de casos de calazar, a segunda doença parasitária que mais mata no mundo – apenas a malária é mais mortal. Uma das vítimas é R.S.F., de 12 anos de idade, da região rural de Maetinga, diagnosticado com calazar.

Assim como a doença de Chagas e a doença do sono, o calazar é uma das mais perigosas doenças tropicais negligenciadas (DTNs).

Resultado de imagem para calazar em humanos tratamento

A criança está internada no Hospital Esaú Matos. Também conhecida como Leishmaniose Viceral. Se não for tratada, chega a ser fatal em mais de 95% dos casos. A doença é causada por picadas de mosquitos infectados, o parasita ataca o sistema imunológico, causando feridas no local da picada, febre, perda de peso, fraqueza, aumento do baço e do fígado e falta de ar. A doença é diagnosticada através de testes sorológicos e parasíticos, amostras de tecidos, gânglios linfáticos ou da medula espinhal. 
Ainda não existe cura dessa doença em animais infectados, como cachorros, gatos e roedores. Segundo informações da família, o garoto vai ficar internado cerca de 30 dias para tratamento. Até o momento não houve informações de outros casos na região, o que não significa inexistência de outros doentes, por causa da subnotificação ou falta de procura por unidades de saúde. A vigilância epidemiológica ainda não se manifestou a respeito dessas informações.
Colaborou: Cilma Fernandes

Resultado de imagem para calazar em humanos tratamento


COMPARTILHAR