Devido à seca prolongada que tem impactado toda a região Sudoeste da Bahia, a Prefeitura, através da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SMDR), formalizou, nesta quarta-feira (6), um pedido de ajuda para órgãos estaduais e federais, a fim de encontrar meios de apoio aos produtores locais.
O pedido foi apresentado pelo secretário de Desenvolvimento Rural, Breno Farias, aos diretores dos órgãos da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR) e da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), para que sejam fortalecidas as principais atividades agrícolas e garantidas melhores condições de trabalho para a população da zona rural.
O apelo surgiu a partir do encontro da SMDR com representantes de órgãos locais, como a Cooperativa Mista Agropecuária Conquistense (Coopmac), a Associação dos Produtores do Sudoeste da Bahia (Aprosuba), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e Sindicato dos Pequenos Produtores da Agricultura Familiar, com a participação da Defesa Civil Municipal, realizado na última terça-feira (5), quando se discutiu os impactos da seca no município, especialmente em relação ao produtor e às possibilidades de solução para o problema.
Segundo o secretário, o pedido já encontrou manifestação positiva do diretor da Conab, Emmanuel Carneiro, que se comprometeu a viabilizar o programa Balcão Conab, para que seja oportunizado, através de subsídios, a negociação do milho a um valor menor do que o praticado pelo mercado. “Esse milho vai ser subsidiado para dar um fôlego, uma ajuda ao produtor da nossa região. Estaremos sempre procurando os órgãos estaduais e federais que possam ajudar o homem do campo”, afirmou.
Breno também ressalta que a iniciativa foi um pedido enfático da prefeita Sheila Lemos, que tem se mostrado comprometida em buscar medidas adicionais para auxiliar os agricultores e continuar promovendo o desenvolvimento rural na cidade. “A prefeita está empenhada em procurar apoio para garantir as melhores condições de trabalho e sustentabilidade para o homem do campo na região”, salientou.
Para isto, a SMDR e os demais órgãos de apoio ao homem do campo vão realizar, no dia 14 de dezembro, uma audiência pública na Câmara Municipal de Vereadores, a fim de debater as consequências da seca no município e região e abordar pontos como: parcelamento de dívidas dos produtores rurais; abertura de créditos emergenciais; apoio técnico ao produtor e à produtora rural, e disponibilização de recursos para auxiliar os municípios na distribuição de água potável à população;
A expectativa com a audiência é que as tratativas avancem rapidamente e que os órgãos competentes acelerem os dispositivos para que os produtores de Vitória da Conquista consigam enfrentar os impactos da seca de forma mais efetiva, e a população tenha garantida sua segurança alimentar e a sustentabilidade do setor agrícola local.