“CÃES DOPADOS” | Protestos de ativistas motivam reunião entre Bompreço e Secretaria de Saúde

Um protesto de ativistas em defesa dos animais, no sábado (19), em frente à unidade do Hiper Bompreço, em Vitória da Conquista, atraiu centenas de pessoas e chamou a atenção para o caso dos “cães dopados” por funcionários de uma empresa terceirizada de combate a pragas.

O protesto marcado pelas redes sociais aconteceu cinco dias após a tentativa frustrada de captura de três cães que perambulam no estacionamento interno do estabelecimento do Hiper Bompreço, zona leste da cidade, em frente ao Centro de Cultura Camillo de Jesus Lima. Adultos, crianças e cães marcaram presença em massa.

Em nota à imprensa, a direção do Hiper Bompreço sustenta que “não compactua e não admite nenhuma ação que fira os direitos ou põe em risco o bem-estar animal. A direção do Bompreço informou, ainda, que tem agendada uma reunião na  Secretaria de Saúde do município, na próxima terça-feira, 22. “No encontro serão discutidas ações práticas com foco no grande número de cachorros abandonados de Vitória da Conquista”. Sobre essa reunião, a Prefeitura se manifestou em nota (LEIA ABAIXO).

“Em relação às denúncias de cachorros desaparecidos na cidade, enfatizamos que nenhum animal foi capturado pela empresa e que todo a movimentação em nosso estacionamento e em torno da loja são gravadas pelo nosso sistema de monitoramento”.

Representantes do Movimento Contra a Morte Prematura (MCMP), Ordem dos Advogados do Brasil, Câmara Municipal de Vitória da Conquista, Ordem dos Jornalistas do Brasil e associações fizeram coro aos protestos. Cartazes, faixas e carros de som explicavam o motivo da manifestação, que teve caráter pacífico.

Ainda de acordo com a empresa multinacional, o serviço foi prontamente cancelado e todas as providências cabíveis estão sendo tomadas com relação ao tema pela companhia. Durante o processo de tentativa de captura dos cães, a terceirada informou que os animais seriam encaminhados à ONGs em salvador, o que foi desmentido pelos ativistas da capital baiana.

Sobre este assunto, o Bompreço também se pronunciou. “Referente às ONGs de Salvador mencionadas como parceiras do fornecedor, entramos em contato para dar os devidos esclarecimentos a elas”.

Imagem inicial: circuito interno do BP e demais: Blog do Anderson


NOTA DO HIPER BOMPREÇO

O Hiper Bompreço esclarece que não compactua e não admite nenhuma ação que fere os direitos ou põe em risco o bem-estar animal. Em relação às denúncias de cachorros desaparecidos na cidade, enfatizamos que nenhum animal foi capturado pela empresa e que todo a movimentação em nosso estacionamento e em torno da loja são gravadas pelo nosso sistema de monitoramento. As imagens estão disponíveis para as autoridades.


Certo de que a solução desse problema passa por ações que unam o poder público, iniciativa privada e as organizações de proteção animal, o Hiper Bompreço informa que já tem agendada, para próxima terça-feira 22 de outubro, uma reunião na  Secretaria de Saúde do município. No encontro serão discutidas ações práticas com foco no grande número de cachorros abandonados de Vitória da Conquista. Interessados pela causa estão convidados a participar da reunião.


Sobre os cachorros abandonados que passam parte do tempo em nosso estacionamento, a empresa enfatiza que, nos últimos meses, solicitou apoio do poder público para colaborar na resolução do problema. 


Preocupada com a integridade física dos seus clientes e funcionários, já que alguns foram vítimas dos cães no estacionamento da loja, e dos próprios animais, a empresa acionou, na última terça- feira 15 de outubro, o seu fornecedor para capturar e transportar os cachorros para entidades de proteção animal. 


No entanto, o contratado não teve uma atitude idônea ao não seguir os procedimentos e políticas estabelecidas em contrato. Desta forma, o serviço foi prontamente cancelado e todas as providências cabíveis estão sendo tomadas com relação ao tema pela companhia. Referente às ONGs de Salvador mencionadas como parceiras do fornecedor, entramos em contato para dar os devidos esclarecimentos a elas.


A companhia lamenta o fato ocorrido nessa semana e reforça que está à disposição para colaborar com os grupos de proteção animal e órgãos públicos competentes nas ações ligadas à causa, em Vitória da Conquista (BA).


COMUNICADO
À IMPRENSA E À SOCIEDADE CIVIL ORGANIZADA

A
Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista informa que a reunião marcada com
um hipermercado da cidade foi agendada pela Assessoria de Comunicação da
referida empresa, e que irá participar do encontro como convidada.
Desta
forma, estamos aguardando a confirmação do local onde se dará a conversação
entre os representantes da rede e os técnicos da Prefeitura.
Vale
ressaltar que a Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista está tratando da
causa animal de forma estritamente legal, tendo duplicado o valor destinado a
uma ONG da cidade que trata de cães e gatos que estão na rua e que depois são
destinados a doação. Neste Momento, a AMA, Associação dos Amigos dos Animais
está lotada.
Temos
também convênio com uma clínica veterinária que tem atuado na questão do
tratamento de animais na rua.
Diante
do exposto, informamos não possuir dados concretos sobre a agenda a ser
discutida. Mesmo assim, nos colocamos à disposição para colaborar no que for
possível dentro do que prega a Lei e com a garantia da transparência em relação
às questões orçamentárias.
Desta
forma, é importante que a imprensa e a sociedade civil organizada dirijam
quaisquer solicitações de acompanhamento ou cobertura da referida reunião aos
representantes do hipermercado.


COMPARTILHAR