BRASIL | Homem armado invade escola e ameaça professores após não receber lembrança de Dia dos Pais

Um homem armado invadiu uma escola municipal de Ribeirão Preto, a 300 km de São Paulo e ameaçou professores após não ter recebido uma lembrança em homenagem ao Dia dos Pais. Ele ainda acusou os profissionais de “doutrinação” e “promoção da ideologia de gênero”.

O caso foi registrado na última quarta-feira (16) em boletim de ocorrência feito pela direção do colégio. Segundo o relato, o pai da aluna do 1º ano do ensino fundamental chegou à escola no início da tarde junto com a esposa e foi até a sala dos professores, onde a equipe estava almoçando.

Ao entrar na sala, ele questionou uma atividade apresentada aos alunos que teria “caráter doutrinador e ideológico”. Segundo a escola, o exercício pedia que os alunos conversassem com familiares para “descobrir como era a vida das mulheres da sua família em outras épocas” e compartilhar o resultado com os colegas de sala.

Na sequência, o suspeito sacou a arma e apontou para as professoras, dizendo que “se elas não ensinavam nada errado, não precisavam ter medo”. Uma professora explicou que as atividades eram previstas no Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) e que os livros foram comprados durante o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (SP). Após a explicação, o suspeito foi embora, mas ameaçou retornar no dia seguinte.

Em nota, a Secretaria de Educação de Ribeirão Preto afirmou que “repudia quaisquer atos de violência” e considera inaceitável ameaças de um pai aos professores. O caso deve ser investigado pela Polícia Civil. Já a escola anunciou que vai suspender as aulas na segunda-feira (21) para “promover um momento de debate e reflexão”.


COMPARTILHAR