A auxiliar de enfermagem flagrada em um vídeo fazendo uma falsa aplicação da vacina contra Covid-19 em Jacareí foi exonerada do cargo pela prefeitura.
A demissão foi publicada nesta sexta-feira (3) no boletim oficial do município. Ela já estava afastada do cargo sem direito a salário e responde criminalmente na Justiça (leia mais abaixo).
O caso da falsa aplicação feita por ela aconteceu no dia 19 de março. O registro mostra que a auxiliar coloca a agulha no braço da idosa, mas não aplica o imunizante (veja vídeo acima).
A falsa aplicação só foi percebida após o marido dela compartilhar o vídeo em um grupo de mensagens com os filhos, que registraram um boletim de ocorrência. Após ser comunicada sobre a situação, a prefeitura realizou a aplicação da dose.
Na publicação sobre a exoneração, a gestão justificou que a decisão foi tomada após um processo administrativo que determinou a responsabilidade pelo episódio.
Ela era uma funcionária temporária contratada para auxiliar na vacinação contra a Covid-19 na cidade. Com a demissão por processo administrativo, ela fica impedida de prestar concurso público na cidade.
Na Justiça
Além da apuração da prefeitura, a auxiliar virou ré na Justiça e responde criminalmente pelo caso. Ela foi denunciada por peculato, lesão corporal e infração de medida sanitária preventiva. O Ministério Público chegou a pedir a prisão preventiva da auxiliar, mas o pedido foi negado pela Justiça.
O caso foi investigado pela Polícia Civil, que encontrou medicamentos, seringas e soros que pertenciam à Santa Casa de Jacareí na residência da profissional denunciada.
Em defesa sobre a falsa aplicação, ela alegou que não foi intencional e não percebeu que não havia apertado o êmbolo. À época, ela se defendeu dizendo ainda que não sabia como adquiriu o material, mas afirmou que não o comercializou.