Os avanços da agricultura familiar baiana estão sendo debatidos durante o Seminário Estadual SIM/Susaf-Bahia. O evento teve início na tarde desta quinta-feira (4), no auditório da Secretaria Estadual de Educação (SEC), e segue até sexta-feira (5). O vice-presidente da União dos Municípios da Bahia (UPB) e prefeito de Amargosa, Júlio Pinheiro, participou da cerimônia da abertura representando a entidade.
O seminário mostra os avanços proporcionados pelo Governo do Estado da Bahia na agroindustrialização e certificação dos produtos de origem animal da Agricultura Familiar e seus empreendimentos, com a regulamentação do Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte (Susaf-BA).
Pinheiro ressaltou que a agricultura familiar era uma pauta marginalizada, esquecida e tornada secundária. “A gente só tem a parabenizar a iniciativa da CAR [Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional] e da SDR [Secretaria de Desenvolvimento Rural] porque só um governo que tem a agricultura familiar como algo central consegue destinar um recurso tão vultoso [500 milhões em um ano] para fomentar e potencializar essa política pública”, enfatizou.
“É preciso tirar os produtores da clandestinidade e trazer para a legalidade e o Selo de Inspeção Municipal fez e vem fazendo isso em muitos lugares. Esse é o novo contexto que faz a realidade da política pública na Bahia”, afirmou o diretor-presidente da CAR, Jeandro Ribeiro. O secretário de Desenvolvimento Rural, Osnir Cardoso, complementou a fala de Jeandro e afirmou que essas pautas sempre tiveram relevância nos governos da Bahia. “Enquanto vários estados ou muitos governadores nem acreditavam na política da agricultura familiar, a gente estava discutindo como aprofundar”, lembrou.
De acordo com as informações do seminário, a CAR já apoiou a implantação do Selo de Inspeção Municipal (SIM) em 306 municípios na Bahia. São 163 agroindústrias certificadas e 941 produtos que possuem o SIM. Com o Susaf, os produtos certificados pelo SIM em cada canto da Bahia poderão ampliar a sua comercialização.
Durante o seminário será assinado o decreto que regulamenta a Lei do Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte (Susaf-BA).
O deputado estadual Bobô, autor do Projeto de Lei que regulamenta o SUSAF na Bahia, destacou a importância dessa iniciativa. “Nossos governadores têm essa visão que o empreendedorismo está dentro da agricultura familiar e essa lei liberta o pequeno produtor, valoriza as agroindústrias, gera mais empregos, oportunidades e uma vida mais digna no campo”. Ele acrescentou que esse selo “revolucionário tem grande dimensão para a Bahia” e chamou a atenção para o apoio dado pelo governo na tramitação da lei.
“Essa lei é uma libertação para o homem e mulher do campo”, disse o vice-presidente da Federação de Consórcios Públicos da Bahia – FECBAHIA e prefeito de Capim Grosso, Sivaldo Rios.