Pré-candidato ao governo da Bahia oficializado no início de dezembro, o ex-prefeito soteropolitano ACM Neto (União Brasil) fez quase 70 viagens ao interior do estado, e pretende realizar, no início do próximo ano, segundo ele, visitas a estados para conhecer políticas públicas bem sucedidas. Levantamento feito pela Tribuna aponta que Neto realizou, neste ano, 65 viagens até ontem.
Hoje e amanhã, ele fará mais quatro: Ibotirama, Paratinga, Lapa e Mutuípe. Ao todo, até o momento, o ex-prefeito terá viajado para 62 municípios baianos, somando as cidades desta semana. Já que foi três vezes a Feira de Santana – segundo maior colégio eleitoral do estado -, duas vezes a Vitória da Conquista – terceiro maior colégio eleitoral, e duas vezes a Teixeira de Freitas.
No primeiro semestre (entre janeiro e junho), ACM Neto visitou 15 cidades: Teixeira de Freitas, Eunápolis, Luís Eduardo Magalhães, Santo Antônio de Jesus, Feira de Santana, Piatã, Mucugê, Ibicoara, Abaíra e Barra da Estiva (na região da Chapada Diamantina), Caetité, Guanambi, Malhada, Carinhanha e Iuiu. Com a entrada do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o arrefecimento da pandemia da Covid-19, Neto intensificou as viagens. Em outubro, ele admitiu que precisou fazer uma “certa antecipação” da disputa ao Palácio de Ondina, e não podia se dar “ao luxo de ficar de braços cruzados”.
No segundo semestre, fez visitas, até agora, a mais de 40 cidades. Aliados relataram que, em algumas cidades, onde não havia o apoio da máquina municipal, Neto teve dificuldades para mobilizar as pessoas, como em Prado. O ex-prefeito tem dito, entretanto, que terá palanque em todos os 417 municípios baianos. “O meu objetivo no próximo ano é ter apoio em cada uma das 417 cidades. Então nós vamos ter palanque em cada uma das 417 cidades da Bahia, tem sido um dos grandes objetivos nossos”, disse ele.
Segundo apurou a reportagem, além das viagens, Neto tem trabalho para elaborar o programa de governo. No primeiro momento, o ex-ministro Waldeck Ornelas, o ex-governador baiano Paulo Souto, e Luiz Carreira, que é secretário da Casa Civil da prefeitura de Salvador, fizeram um diagnóstico dos problemas do estado, com o suporte de especialistas. No início do próximo ano, a intenção é elaborar as propostas e viajar para estados do país.
“Faremos uma agenda de visitas técnicas a estados brasileiros, que têm boas ações, bons projetos, áreas que estão se destacando. Uma das principais viagens será Goiás, onde o governador Ronaldo Caiado tem tido desempenho muito positivo na questão de segurança pública. Vou fazer imersão lá, para acompanhar de perto”, pontuou. Neto tem dito ainda que viajará para os estados nordestinos de Pernambuco, que é governado por Paulo Câmara (PSB), e o Ceará, gerido por Camilo Santana (PT), para discutir a área de Educação. | Tribuna da Bahia