A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta terça-feira (17), a Operação CARGAS D’ÁGUA, com o objetivo de desarticular organização criminosa especializada em roubos de cargas transportadas por caminhões dos Correios e do Mercado Livre, na BR-251, especialmente no trecho entre os Kms 202 e 365, no Norte de Minas Gerais. Foram cumpridos 7 mandados de busca e apreensão e 7 intimações judiciais nos municípios de Cachoeira de Pajeú/MG, Santa Cruz de Salinas/MG e Barra do Choça/BA. A ação contou com a participação de cerca de 40 policiais federais.
As investigações, iniciadas no ano passado, tiveram como foco uma série de roubos ocorridos em 2024 na BR-251, sendo que em três deles foi possível confirmar que as cargas subtraídas foram levadas para um ponto específico da rodovia.
Posteriormente, investigações da Polícia Federal verificaram que as cargas possivelmente eram encaminhadas para o distrito de Águas Altas, zona rural de Cachoeira de Pajeú/MG. O nome da operação faz alusão a esse vilarejo, local que abriga suspeitos e funciona como possível centro de recepção e redistribuição dos produtos roubados.
Os indícios colhidos durante a investigação revelaram a existência de um grupo altamente estruturado e articulado, com divisão de funções, planejamento logístico e uso de técnicas para dificultar a ação dos órgãos de segurança.
O modus operandi apontou elevado grau de sofisticação, com uso de balaclavas, luvas, blusas de manga longa para ocultar tatuagens, lanternas de alta potência, rádios comunicadores, e até bombas incendiárias para interditar vias e obrigar motoristas a parar.
Em uma das ações registradas em vídeo, os criminosos atearam fogo na rodovia, usaram luz intensa para desorientar o condutor, conduziram a carreta para uma estrada vicinal e saquearam seletivamente a carga, demonstrando conhecimento prévio sobre os produtos transportados. As cargas roubadas incluíam encomendas de alto valor, como eletrônicos e smartphone.