BARRA DO CHOÇA | Bandidos mortos em confronto aterrorizavam moradores e instituíam “tribunal do crime”

Na data de ontem, 17/10/2023, por volta das 18:00h, em Operação Conjunta da Polícia Civil e Polícia Militar, efetuavam patrulhamentos e buscas no intuito de localizar e reprimir a criminalidade neste município e intensificar as ações de Segurança Pública. As equipes se deslocaram até ao bairro Vila Dias, Barra do Choça, local em que receberam um informe via CICOM de que uma mulher ferida teria sido colocada à força dentro do porta-malas de um automóvel Toyota Corolla, de cor branca, que estaria transitando sentido Barra do Choça na Estrada Vicinal que liga o Povoado de São Sebastião a este Município.

Diante das informações, todas as equipes se deslocaram para a referida estrada no intuito de encontrar o referido automóvel para abordá-lo e verificar a situação informada pelo CICOM.

O veículo compatível com a descrição, este foi abordado e parado pelas equipes policiais para verificação, o motorista tratava-se de F. V. da S. Jr., VULGO “S3”, “CIGANO”, e o automóvel um TOYOTA/COROLLA COR BRANCA PLACA POLICIAL RCR-0I72, o qual relatou que a mulher ferida se tratava da pessoa conhecida pelo VULGO “NINA”, poucos minutos depois passou pelo mesmo local um automóvel com um casal prestando socorro à pessoa de JOELINA SANTOS ALMEIDA, VULGO “NINA”, que alegou ter sido vítima de roubo e por isso teria pedido socorro ao casal.

Ato contínuo, a vítima JOELINA foi levada ao Hospital Municipal de Barra do Choça pela guarnição da PM, para a prestação de socorro e atendimento necessário e o motorista do veículo F. foi conduzido à esta Delegacia, onde relatou que “NINA” havia sido ferida em um acerto de contas da facção criminosa que domina o tráfico de drogas em Barra do Choça durante um “tribunal do crime” e que no momento do “julgamento” todos eles estavam na região da Baixa da Taquara, e que “NINA” e um indivíduo de nome MAICON, identificado como MAICON DE ALMEIDA SOUZA, foram levados ao matagal para passarem pelo “tribunal do crime” e que após algum tempo ele ouviu diversos disparos de arma de fogo, e “NINA” retornou para o veículo com sua mão ferida e foi forçada por 04 (quatro) indivíduos armados a entrar no porta-malas do citado veículo TOYOTA/COROLA e que MAICON não retornou do matagal após os disparos de arma de fogo, presumindo que este estaria morto. F. relatou ainda que JEOVANE DE ALMEIDA OLIVEIRA, VULGO “ONE”, “PAI”, “PAIZÃO”, é o chefe da facção “BONDE DO PAIZÃO — TUD03” / “B.P.TD3” foi quem comandou por telefone o “tribunal do crime” e teria dado a ordem para aplicarem essa punição pelo fato de “NINA” e MAICON terem se envolvido numa situação na qual perderam uma arma de fogo, possivelmente um revólver, pertencente à JEOVANE para uso da facção criminosa comanda por ele. Disse ainda que os indivíduos que executaram a ordem de punir e assassinar, foram ELVIS DE ARAUJO COSTA, VULGO “CAVEIRINHA”, “PERIGOSO” e DANILO NASCIMENTO DOS SANTOS, VULGO “TUBARÃO”, “RD3”, além das pessoas de CLEITON NUNES SILVA, e o adolescente ALAN SAMI SANTOS DA SILVA, sendo que esses 04 (quatro) indivíduos estavam no veículo com F. durante todo tempo do ocorrido, que eles estavam juntos desde cedo pela manhã. F. relatou ainda, que esse incidente e outros ocorridos em Barra do Choça foram por causa de uma guerra que se iniciou entre JEOVANE DE ALMEIDA OLIVEIRA, vulgo ONE e ERIVELTON RIBEIRO SANTOS, vulgo “VELTON”, “VELTINHO”, pelo fato de que ERIVELTON era um dos “gerentes” de JEOVANE e que ele traiu seu “chefe” tentando tomar seu comando nos ilícitos em Barra do Choça, e que IAGO AVELAR SANTOS, VULGO “MANGA ROSA”, “ATIVIDADE”, “BOLADÃO” é “gerente” de JEOVANE. No dia 17/10/2023, apesar das intensas buscas no matagal, o corpo de MAICON não foi localizado. Foi lavrado APF em desfavor de F.

Na presente data, 18/10/2023, ainda em Operação Conjunta da Polícia Civil e Polícia Militar, dando seguimento às diligências continuadas, a guarnição da Polícia Militar se deslocou ao Distrito de Lucaia, município de Planalto, onde após receberem informações de que os autores dos fatos estavam na localidade, lograram êxito na prisão de CLEITON NUNES SILVA, e apreensão de um adolescente. Ainda no Distrito, os Policiais Militares tomaram conhecimento da residência em que estavam homiziados os demais envolvidos, tendo diligenciado para aquele local, onde ocorreu um confronto policial, e as pessoas de ELVIS DE ARAUJO COSTA, vulgo “CAVEIRINHA”, “PERIGOSO” e DANILO NASCIMENTO DOS SANTOS, vulgo “TUBARÃO”, “RD3”, morreram em decorrência de oposição à atividade policial, sendo encontradas com os mesmos uma Pistola calibre .40, uma Pistola calibre .45, um Revólver calibre .38 e dois coletes balísticos. Estas prisões elucidam os últimos homicídios e tentativa ocorridos na cidade de Barra do Choça. Se encontra em fase de lavratura o APF em desfavor de CLEITON e Auto de Apreensão em Flagrante de Ato Infracional em face de ALAN SAMI.

Aparentemente, as armas apreendidas com os resistentes, são as mesmas que foram utilizadas no homicídio que vitimou o Guarda Civil Municipal ALEX PALES, ocorrido em agosto de 2022, restando apenas a confirmação por exames periciais de micro comparação balística.

OBJETOS APREENDIDOS:
01 Pistola Taurus, PT 945, Calibre .45, com carregador e municiado com 09 munições.
01 Pistola Taurus, PT 24/7 Tactical, Calibre .40, com carregador e municiado com 03 munições.
01 Revólver Rossi, Calibre .38, municiado com 04 munições.
02 Coletes Balísticos com capas da Polícia Militar do Paraná e Polícia Penal SEAP.

Fonte: Delegacia Territorial de Barra do Choça


COMPARTILHAR