BALANÇO | Voluntários do Sertão quase dobra expectativa inicial de atendimentos, exames e procedimentos em sua 20ª edição

Cerca de 300 voluntários das áreas de saúde e social atenderam milhares de pessoas no
sertão baiano; Atendimentos chegaram a quase 60 mil, superando e muito a estimativa
inicial de 30 mil procedimentos
A 20ª edição do Voluntários do Sertão atingiu a marca de quase 60 mil atendimentos, exames e procedimentos. O mutirão de saúde e social aconteceu de 02 a 10 de setembro, em Barra do Choça (BA) e levou procedimentos médicos, odontológicos e de orientações sociais à população do município e de pelo menos outros 30 distritos da região.

Os profissionais voluntários, entre médicos, enfermeiros, farmacêuticos, dentistas, psicólogos, nutricionistas, advogados, entre outros, foram responsáveis pelas consultas, exames e procedimentos dos pacientes que estiveram nos pontos de atendimentos.

A expectativa inicial era de 30 mil procedimentos e, esse número quase dobrou. Foram exatos 56.782 procedimentos. O sucesso de mais uma edição foi comemorado pelo presidente da Organização Voluntários do Sertão, Doreedson Pereira, mais conhecido como Dorinho.

“A cada nova edição percebemos como a união de vontade em ajudar consegue romper barreiras e superar expectativas. Todos os voluntários chegam na cidade com muito carinho para oferecer à população atendimento de qualidade e com acolhimento e carinho“.

Os atendimentos se concentraram em 12 pontos espalhados pela cidade do sertão baiano, contemplando mais de 20 especialidades. Para a gestora da Organização Voluntários do Sertão, Marta Meire Pereira, o resultado foi muito satisfatório, uma vez que a estimativa inicial era chegar aos 30 mil atendimentos. “Superamos as nossas expectativas e encerramos mais uma edição do Voluntários do Sertão com a sensação de dever cumprido. Agradecemos imensamente toda a equipe de voluntários e todos os nossos parceiros, pois sem eles nada disso seria possível”, afirma.

O Voluntários do Sertão começou nos anos 2000. Desde então, mais de 3,5 mil profissionais já fizeram parte da ação. Juntos, somaram mais de 450 mil atendimentos, exames e procedimentos médicos, odontológicos e sociais.

Apoio da FAB

A Organização Voluntários do Sertão contou mais um ano com o apoio da FAB (Força Aérea Brasileira). Os profissionais, assim parte dos materiais e insumos, foram transportados pela aeronave do governo brasileiro, modelo KC390 Millenium. E, na viagem de retorno dos voluntários, a aeronave C-97 Brasília deu apoio à missão.

O Tenente-Coronel Américo, que conduziu a aeronave KC390 nas viagens de ida e volta,
comentou sobre a ação. “Realizar essa missão do Voluntários é uma sensação de dever cumprido. Prover e manter recursos humanos e serviços é sempre um grande prazer. Eu, como comandante, já conheço o projeto do Voluntários e fiz questão de contribuir e participar dessa ação tão importante não só para a FAB, como também para toda a população (de Barra do Choça)”.

GALERIA DE IMAGENS:


COMPARTILHAR