BALANÇO | UPB capacitou mais de 4,3 mil pessoas no ano passado

Faz parte da missão da União dos Municípios da Bahia (UPB) contribuir com a excelência da gestão municipal. O desempenho da entidade em 2023 mostrou que a missão foi cumprida pela Coordenação de Eventos e Capacitação. No ano passado ocorreram 23 eventos direcionados às administrações municipais, que contaram com a participação de mais de 4,3 mil pessoas.

Durante o ano de 2023, foram realizados 17 cursos presenciais, sendo três UPB Itinerante realizados nas cidades de Taperoá, Juazeiro e Vitória da Conquista, mais três reuniões de prefeitos e prefeitas e três solenidades: inauguração dos novos espaços técnicos e copa da UPB; posse da nova Diretoria da UPB; e a comemoração dos 59 anos da entidade com o lançamento do projeto UPB no Campo: Identidade Produtiva. No total ocorreram 23 eventos. Estiveram entre os participantes prefeitos, vice-prefeitos, secretários e técnicos das prefeituras da Bahia.

“Esse volume de eventos e a retomada das capacitações no interior, demonstra que a UPB esteve ainda mais próxima dos municípios orientando prefeitos e servidores para alcançarem uma gestão de excelência”, destacou o presidente da UPB, prefeito Quinho de Belo Campo.

Das capacitações realizadas em 2023, as mais procuradas foram as que envolveram o tema Nova Lei de Licitações e Contratos (NLLC), que entrou em vigor em 1º de janeiro. Ao todo, a UPB realizou cinco capacitações voltadas para o tema, com atividades práticas, atendendo a um público de mais de 1,3 mil pessoas.

Considerando que as prefeituras contaram com estas e outras capacitações ofertadas pela UPB, sendo a maioria gratuita e também os valores dos cursos na área da nova lei de licitações no mercado, as prefeituras baianas tiveram uma economia no valor de cerca de R$3,3 milhões, somente para capacitação dos técnicos sobre a NLLC.

“As capacitações técnicas refletem no aprimoramento das habilidades dos profissionais, possibilitando uma gestão mais eficiente e orientada para resultados que possam contribuir com os serviços ofertados à população. Isso inclui melhorias na tomada de decisões, implementação de políticas públicas e uso eficaz de recursos que ajudam a fortalecer a administração municipal”, avaliou a coordenadora de Eventos e Capacitação da UPB, Gabriela Ribeiro.


COMPARTILHAR