A coordenação de Captação de Recursos da União dos Municípios da Bahia (UPB) desempenhou um papel decisivo no apoio às prefeituras baianas. Com o auxílio da coordenação ocorreu a captação de mais de R$930 milhões em recursos de convênios e transferências, em 2023. Também foram realizadas mais de 25 mil consultas para verificação da adimplência dos municípios nos sistemas do governo federal.
Em relação às emendas parlamentares, por meio das orientações e assessoria na adesão dos municípios, foi realizado auxilio nos processo de aceite e inclusão de plano de ação de 428 emendas parlamentares de transferências especiais.
Em 2023, a gestão de recursos da cultura pautou a atuação da coordenação porque as leis Paulo Gustavo e Aldir Blanc alavancaram os investimentos na área. Por meio de uma parceria firmada entre a UPB e a Secretaria de Cultura estadual, a Bahia foi o primeiro estado a dar 100% de aceite nos recursos das duas leis.
“A equipe técnica da prefeitura está acostumada a executar a transferência de recursos através da plataforma Transferegov. E os recursos da cultura foram operacionalizados de forma diferente. Foi aí que entrou o nosso trabalho de ensinar como preencher os planos dentro da plataforma”, explica o coordenador de Captação de Recursos Joelson Azevedo, que também coordena a plataforma Transferegov elo Municipalista no Estado da Bahia.
Por meio da atuação da coordenação também foi realizado intercâmbio com outras entidades municipalistas, participação no Fórum das Transferências da União, capacitações específicas para implantação do gestão Publica.gov e para formação de multiplicadores da plataforma Transferegov e a realização de palestras sobre emendas parlamentares, em três edições do UPB Itinerante.