BALANÇO DAS CHUVAS | Temporal deixa rastro de destruição em Conquista

SUDOESTE DIGITAL ( Da redação) – A chuva forte provocou estragos em boa parte de Conquista nesse domingo (21), deixando um rastro de destruição em ruas, avenidas, prédios, casas e árvores. Choveu 49,66 milímetros e em alguns locais o elevado volume de água quase arrastou um motoboy, na Avenida Ascendino Melo, centro de Conquista (VEJA ABAIXO) e causou danos em móveis e eletrodomésticos ao invadir casas na zona oeste da cidade.

Ainda na zona oeste uma árvore foi arrancada com a força do vento, na Avenida Macaúbas, no bairro Brasil. A chuva, acompanhada de raios, trovões e muito vento, também levou o telhado de um galpão no mesmo bairro. Houve registro de queda de granizo em alguns bairros, como no Ibirapuera.

Houve registro de raios que derrubaram postes, fiação e provocaram prejuízos nos bairros  Cidade Modelo, Jardim Copacabana (onde um carro foi engolido por uma cratera) e Campinhos. Nesse última, na Avenida Jadiel Matos, um condutor disse ter perdido os retrovisores do seu veículo por conta da fiação que está pendurada.

No Jardim Valéria a situação também foi crítica. Muitas unidades ficaram sem energia elétrica após a queda de postes serem. O prejuízo também afetou o Comando de Policiamento da Região Sudoeste da Bahia, que teve muros foram derrubados pela intensidade da chuva.

“Agora é limpar o que puder ser recuperado e começar de novo”, lamentou dona Enedina Lima Novais, moradora do bairro Santa Cruz, onde também houve registro de estragos.

As enxurradas e alagamentos dificultaram o tráfego de veículos em alguns pontos, sendo que alguns ficaram submersos, mas sem registro de vítimas.

O temporal chegou após dias de tempo muito abafado e calor intenso. Segundo os serviços de meteorologia, a chuva deve durar o restante da semana.

ALERTA – O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) havia emitido dois alertas para a região de Conquista. De acordo Inmet, o grau de severidade para a chuva classificado na cor laranja refere-se ao nível perigo. O temporal estava previsto para entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, com ventos intensos (60-100 km/h).

Além disso, alertou para o risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas, como de fato ocorreu.

O município foi atingido com uma precipitação que variou entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, acompanhado de ventos intensos (40-60 km/h). Segundo a Defesa Civil, o acumulado nos próximos cinco dias deve ultrapassar os 130 mm.

Cuidado com vias em obras

A Prefeitura de Vitória da Conquista alerta as pessoas que transitam pela Lagoa das Bateias devem redobrar os cuidados e evitar utilizar o calçadão. Em decorrência da forte pancada de chuva e o mau tempo que atingiu a região, com raios e uma forte ventania, e para preservar a integridade física dos servidores do Deserg que atuam na localidade, a limpeza da calçada ainda não foi realizada.

Desde que a revitalização da Lagoa começou, muitas toneladas de material orgânico foram retiradas da água. Entre o último sábado (20) e este domingo (21), por exemplo, cerca de 1.350 caçambas foram preenchidas com esse material.

A medida serve para evitar que a vegetação flutuante cause danos ao sangradouro e obstrua o canal de escoamento, impedindo que a água siga o curso até chegar ao córrego localizado no bairro Campinhos

Outra via que requer cuidado é a Praça Vitor Brito. O Simtrans orienta que os motoristas tenham atenção redobrada para evitar acidentes.


COMPARTILHAR