SUDOESTE DIGITAL (Especial) – População desalojada, famílias inteiras desabrigadas e outras tantas isoladas. Este é o cenário crescente e devastador a cada dia de temporal nas regiões Sudoeste e Extremo Sul da Bahia. Terras arrasadas, principalmente as que margeiam os rios, como em Itambé, Caatiba, Macarani, Maiquinique, Itapetinga, Rio do Meio, Bandeira do Colônia, Itororó, Itapetinga, dentre outras. Em Itambé, a água chegou próximo ao abrigo dos idosos, além de invadir casas que ficam às margens do Rio Pardo. A empresa de energia alerta a população contra eventuais fiações soltas, algumas ainda energizadas, em algumas cidades atingidas. Veja no vídeo abaixo:
A previsão é de mais chuva nas próximas horas para o município de Itapetinga e região. Neste sábado (25), por exemplo, haverá chuva forte e trovoada entre o final da manhã até à noite, segundo as previsões dos serviços de meteorologia. Deve chover até 75 milímetros em Itapetinga, segundo informações do site meteorológico Climatempo. Em Itororó, o vídeo abaixo mostra o resgate dramático de famílias durante a noite, em um bote improvisado.
A previsão do tempo para domingo (26) também é de chuva. O sol deve aparecer timidamente apenas na segunda-feira (27), segundo a mesma fonte. A Bahia tem mais chuva que o normal para a época e na maioria dos municípios afetados, este já é o dezembro mais chuvoso em 35 anos.
O quadro tornou-se mais preocupante entre Itambé e Itororó devido aos alagamentos e quedas de barrancos. No fim da tarde dessa sexta-feira (24), em Itapetinga, um barranco desabou e atingiu a cobertura de uma oficina mecânica no bairro operário do Ponto Certo, em Itapetinga. Apesar do susto e danos materiais, não houve registro de vítimas.
Mais tarde, com o avanço da chuva, moradores tiveram casas invadidas pela enxurrada provocada pela água da chuva. Crateras apareceram em alguns pontos da cidade. Já era de se esperar. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta vermelho de chuvas intensas para Itapetinga e outras cidades da região. O prefeito de Itapetinga, Rodrigo Hagge, comanda uma força-tarefa e lançou um apelo nas redes sociais:
O Inmet também chamou a atenção para o risco de danos em edificações, corte de energia elétrica, queda de árvores, descargas elétricas, alagamentos e enxurradas. As previsões foram acertadas, principalmente nos municípios de Itambé, Itapetinga, Itarantim, Potiraguá, Maiquinique, Macarani e Itororó.
Ainda na sexta-feira (24), um barranco desabou próximo à entrada da cidade de Firmino Alves. A pista foi interditada pela Polícia Rodoviária Estadual (PRE) até a retirada do obstáculo da via.
Na região de Caatiba, há relatos de açudes que se romperam por conta da grande quantidade de água. Em alguns trechos da rodovia, que liga o município de Itapetinga e Caatiba, a água ameaça invadir a pista. A recomendação dos órgãos de segurança é que o condutor redobre atenção ao viajar para essas localidades. No município de Itororó, o Rio Colônia, que corta a cidade, acabou transbordando e invadindo algumas residências. O mesmo aconteceu no distrito de Rio do Meio.