BAHIA | UPB participa da inauguração da Sala das Cidades e Estados para atendimento da Caixa aos municípios

Os municípios baianos passam a contar com uma nova unidade da Sala das Cidades e Estados, inaugurada pela Caixa Econômica, em Lauro de Freitas, nesta terça-feira (17). O espaço é um dos 74, espalhados por todo Brasil, onde a equipe técnica do banco está disponível para receber as demandas dos municípios e orientar o andamento de projetos. O vice-presidente institucional da União dos Municípios da Bahia (UPB) e prefeito de Amargosa, Júlio Pinheiro, participou, da cerimônia de inauguração que contou ainda com a assinatura de contratos com 10 municípios baianos para a ampliação ou implantação de sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário.

A presidenta da Caixa, Maria Rita Serrano, afirmou que o recurso na ordem de R$730 milhões será repassado no mês de agosto, como parte do programa Saneamento para Todos, do governo federal. Os municípios beneficiados são Barra do Choça, Capim Grosso, Caravelas, Serrinha, Ruy Barbosa, Jequié, Nazaré, Riachão do Jacuípe, Feira de Santana e Conceição do Coité.

Sobre a Sala das Cidades, Serrano acrescentou que “foi um pedido do presidente Lula para que a Caixa se aproxime novamente do seu papel de protagonista do desenvolvimento local”, com o acolhimento das demandas dos municípios com relação aos serviços públicos.

O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, destacou a importância do investimento nos municípios. “Ter saneamento básico significa garantir às famílias o conforto de receber água tratada, ver o esgoto sendo tratado. Mas, também envolve saúde, contribuindo para a redução dos custos no setor, e economia. Quando uma cidade tem uma cobertura boa de água e de esgoto, é mais fácil para atrair pousadas, hotéis e restaurantes, bem como pensar a longo prazo”, explicou o governador.

De acordo com o vice-presidente da UPB, a ação retoma o diálogo federativo do governo federal para levar projetos de desenvolvimento aos municípios. “A gente sente um novo momento e a Caixa tem um papel central diante disso porque ela tem uma capilaridade gigantesca no Brasil inteiro e uma equipe técnica qualificada que consegue dar tranquilidade ao gestor para analisar licitações, contratos e projetos e, inclusive, os pagamentos das medições das obras. Então, com certeza, isso vai trazer para nós mais tranquilidade e acelerar os investimentos que o governo Lula quer trazer para os municípios do Brasil inteiro e, sem dúvida nenhuma, o braço mais eficiente para que isso possa acontecer são os estados e municípios”, reforçou Júlio Pinheiro.


COMPARTILHAR