O pré-candidato a prefeito de Riachão das Neves, Jonniclei Silva dos Santos (PSD), que é apoiado pelo atual prefeito Miguel Crisóstomo, ingressou com uma representação criminal por injúria racial contra uma moradora do município. A denunciada Carla Jeane Rodrigues de Lacerda fez uma montagem com imagem do político na qual, em lugar da face, põe o rosto de um macaco e o chama de “laranja”, termo usado para designar quem atua em favor de um beneficiário oculto.
Segundo a representação, em 11 de abril, por volta das 11h, Carla Jeane publicou em seu status do Whatsapp a montagem. No texto da denúncia, o político diz que se trata de “uma foto vexatória, em que a mesma injuriava o reclamante com um rosto de macado, numa nítida e explícita afronta à raça, à cor ou à origem do representante”. A acusada ainda não se manifestou.
“Na mesma foto aparece a palavra ‘laranja’ numa clara alusão ao fato de que o representante foi alçado a pré-candidato a prefeito do município de Riachão das Neves/BA, no último dia 7 de abril do corrente ano, com a clara e também explícita intenção de afirmar que o representante seria uma pessoa que estaria a ocultar divisas ou ações do atual prefeito”, diz outro trecho da representação.
O crime de injúria racial pode resultar em pena de reclusão de um a três anos e multa. Na peça de acusação, é dito que o político “encontra-se profundamente abalado, apresentando crises de ansiedade, dificuldades para trabalhar e se apresentar em público, já que sua autoestima foi subjugada sem causa”.
Jonniclei disse que quando as postagens foram realizadas, ele estava em Brasília para uma audiência com o ministro da Casa Civil, Rui Costa. “Hoje estou bem, mas naquele momento eu fiquei muito surpreso. Fizeram aquela montagem colocando um rosto de macaco”, repudiou o pré-candidato.