A Neoenergia Coelba apresentou, na manhã da última terça-feira (11), o seu plano de investimentos para os municípios da Costa do Cacau e todo o Sul da Bahia. Acompanhando o desenvolvimento socioeconômico da região, a distribuidora irá investir R$ 2,1 bilhões em obras de melhoria e expansão da rede elétrica até 2027. O aporte proporcionará maior confiabilidade no fornecimento de energia e contribuirá com o turismo, fruticultura e demais atividades econômicas das cidades.
A apresentação foi realizada na sede da concessionária em Itabuna e contou com a presença dos Prefeitos de Itabuna e Una, Augusto Castro e Tiago de Dejair, respectivamente. Também participaram do evento representantes da Neoenergia Coelba, das Câmaras Municipais e dos setores socioeconômicos, além do vice-prefeito de Uruçuca, Dinho Argôlo.
Com o investimento, a Neoenergia Coelba irá construir três novas subestações e ampliar outras oito. Também serão construídos 580 quilômetros de linhas de alta e média tensão, levando energia de qualidade aos municípios que compõem a região. As obras estruturantes resultarão em um incremento de 194 MVA de potência, que representa um aumento de 16% na capacidade energética.
“A apresentação desta terça-feira (11) é um reforço do compromisso da Neoenergia Coelba com a população baiana, em especial da Costa do Cacau. A região tem recebido atenção especial da distribuidora e estamos empenhados em seguir oferecendo um serviço de qualidade aos nossos consumidores”, destacou o superintendente de Operações da Neoenergia Coelba, Leonardo Silva.
Todo o plano estratégico foi estruturado com base em estudos e projeções acerca das necessidades energéticas atuais e futuras da região. Também foram levadas em consideração as demandas sinalizadas pelo setor produtivo da Costa do Cacau, como associações hoteleiras, industriais e comerciais. Com base nessas informações, o planejamento foi traçado para atender as expectativas de todos os consumidores.
Em complementação aos investimentos que serão realizados, a distribuidora possui um plano de manutenções em toda a Costa do Cacau que está sendo expandido já neste ano. Até o final de 2024, haverá o incremento de 85% na quantidade de profissionais atuando exclusivamente em serviços preventivos. Desde 2023, cerca de 9 mil quilômetros do sistema de distribuição foram inspecionados e mais de 70 mil podas foram realizadas.