AVANÇO | Conquista passa para a posição 87 no ranking geral do Índice de Cidades Empreendedoras

SUDOESTE DIGITAL (Da redação) – O município de Vitória da Conquista evolui da posição 97 para a 87 no ranking geral do Índice de Cidades Empreendedoras (ICE) 2022. O índice leva em consideração cada um dos sete determinantes apresentados no relatório e o seu resultado é um instrumento de avaliação voltado para gestores públicos e organizações de apoio interessadas em gerar impactos na economia do município.

Tudo isso a partir do fomento à atividade empreendedora, assim como para empreendedores que queiram expandir seus negócios e para a mídia, que busca análises e dados qualificados. Com o novo ranking, Conquista fica à frente de municípios referências no País, como São Vicente e Guarulhos, em São Paulo; Caruaru e em Pernambuco. Na Bahia, Conquista supera Camaçari e fica atrás apenas de Salvador (39ª ) e Feira de Santana (68ª posição).

O Índice de Cidades Empreendedoras (ICE) 2022 é um estudo criado pela Endeavor – uma organização sem fins lucrativos e presente em mais de 40 mercados espalhados pelo mundo – e, nesta edição, produzido pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap).

“No ranking geral o empreendedorismo continua concentrado em cidades do Sul, Sudeste e Centro-Oeste, mas um olhar mais aprofundado por área nos permite ver que municípios do Nordeste e Norte também têm experiências bem-sucedidas relevantes. Essas experiências podem e devem ser replicadas no contexto pós-pandemia que vivemos, especialmente porque uma das marcas da atualidade é o rompimento das barreiras físicas e a instalação permanente dos negócios digitais no país”, destaca o presidente da Enap, Diogo Costa.

Segundo ele, o empreendedorismo é o motor da produtividade e do crescimento econômico: “Toda a transformação digital, ambiental e social que precisamos enfrentar começa com uma transformação empreendedora”.

O levantamento foi feito com base em dados de 2021 e é o principal raio-x do ambiente de negócios brasileiro. Serve como norteador para o avanço do setor, revelando para gestores públicos quais aspectos precisam ser valorizados ou melhorados nas cidades.

Os dados apresentados se baseiam em sete fatores determinantes para o sucesso do empreendedorismo: ambiente regulatório; infraestrutura; mercado; capital financeiro; inovação; capital humano; e cultura empreendedora.

A publicação está em sua 6ª edição e desta vez foi possível fazer um desta vez foi possível fazer uma comparação mais ampla com o estudo anterior, porque nesses dois relatórios os indicadores de empreendedorismo e os municípios analisados foram expandidos e padronizados.


COMPARTILHAR