AVALIAÇÃO: TOYOTA SW4 SRX AT 2018


Nossa
equipe de jornalistas independentes avaliou a picape na estrada e no off-road
para conferir seus pontos positivos e negativos; confira as impressões sobre o
modelo SW4 SRX 4X4, Diesel
por JUSCELINO
SOUZA, DE VITÓRIA DA CONQUISTA (BA)
Jornalista profissional MTb 5735 *
O facelift (atualização no design) na SW4 fez muito bem a
este mito da Toyota. Inevitável fugir dos olhares de desejo ao modelo que
ganhou a simpatia e confiança de um povo apaixonado por veículos. Não foi
diferente durante a avaliação que fizemos com o modelo SW4 SRX, diesel, cedida
pela concessionária Diamantina Veículos para teste entre os dias 17 e 18 deste
fevereiro de 2018.

Atendendo
a sugestões dos nossos leitores decidimos testar a SW4 SRX, modelo a diesel, pelas
estradas do Sudoeste da Bahia. Utilizamos a versão automática de seis
velocidades sequencial, de fácil manuseio, tracionada com 
4×2, 4×4 e
4×4 reduzida, com cinco assentos (a montadora também oferece a versão com sete
assentos, sem que isso comprometa o conforto ou segurança).


Nossa jornada off-road elegeu as belezas
serranas encravadas entre os povoados de Jussara e Formosa. Entre morros,
estradas vicinais e passagens estreitas e íngremes tivemos nossa proteção
amplamente garantida pelos controles eletrônicos de estabilidade e tração. O
modelo também conta com assistentes eletrônicos de subida e descida.

Conhecendo
um pouco mais sobre a versão do teste, de série, a SW4 SRX oferece
ar-condicionado automático; bancos revestidos de couro de fino acabamento, com
costuras reforçadas; airbags laterais e de cortina; chave presencial (Smart
Entry e Start Button/Push Start, que liga e desliga o veículo com apenas um
toque no botão) e sistema multimídia com tela de sete polegadas, leitor de DVD,
TV digital e câmera de ré.

Além
disso, as versões topo de linha SRX receberam faróis de neblina com leds e
banco do passageiro com ajustes elétricos
.  É bom que se diga que as
rodas de liga leve aro 18 polegadas conferem ainda mais robustez ao design da
SW4 SRX.
CONFORTO ATÉ
FORA DO ASFALTO
– Embora seja um veículo cercado de
sofisticação, com linhas cromadas e acabamento interno refinado – o que torna a
SW4 sinônimo de elegância e com perfil urbano, nosso modelo não recusa terrenos
irregulares, em estradas de terra. Mesmo em estradas castigadas pelas chuvas, a rodagem por mais de 80 km com a versão SW4 SRX foi tranquila, sem contratempos, nem desconforto. Está aprovada.
Sua cabine reforçada, aliada a um perfeito
conjunto de airbags, controle e assistência eletrônica em ambientes off-road, garante
uma condução suave e segura para toda a família.
Além de tudo isso, o bolso também agradece.
Graças ao novo motor diesel, a SW4 ganha mais força e eficiência. Com menos
consumo e 25% mais de torque em relação ao modelo anterior, a SW4 roda
tranquilamente, com redução de consumo, bem distante das bombas dos postos de
combustível.
VEREDICTO FINAL
A pergunta é: Vale a compra?
Sim. O investimento vale a pena quando você leva em conta a
segurança da sua família, conforto e autonomia, sem abrir mão do baixo custo de
mão-de-obra e valor do seguro, além da eficiência e rapidez do pós-venda e
ampla rede de concessionárias pelo país.
Agradecimento: Diamantina Veículos Ltda.
(Av. Presidente Dutra, Km 836, s/n, Bairro Ipanema,
Vitória da Conquista, Bahia. Telefone: (77) 4009 8100)
www.toyotadiamantina.com.br
* FATO
RELEVANTE – Nossa equipe realizou os testes em regime de comodato, de forma
espontânea e independente, sem qualquer condicionante, contrapartida,
recebimento de qualquer tipo de vantagem ou interferência de funcionários da
Toyota ou da concessionária.

Galeria de fotos exclusivas



ACABAMENTO INTERNO
Acabamento em padrão madeira no console central e volante, console entre os bancos dianteiros com porta-copos, porta-objetos e descansa-braços, revestimento dos bancos em couro e material sintético6 marrom, maçanetas internas cromadas, luz de leitura em LED, porta-objetos com porta-garrafas nas portas, porta-copos no painel, porta-luvas com chaves e amortecedores, terceira fileira de bancos rebatíveis, saída de ar central com difusores no teto e controle de intensidade para as fileiras traseiras, tomadas de energia (12 V) para acessórios no painel, console central e no porta-malas, compartimento refrigerado no painel.
ACABAMENTO EXTERNO
Rodas de liga leve aro 18″, aerofólio, faróis (alto e baixo) em LED, lanternas traseiras em LED, moldura lateral dos vidros cromada, estribos laterais na cor prata, maçanetas externas cromadas, para-choques dianteiro e traseiro pintados na cor do veículo, retrovisores externos eletrorretráteis na cor do veículo com regulagem elétrica e indicadores de direção e iluminação de boas-vindas, para-barros dianteiro e traseiro, moldura cromada do farol de neblina dianteiro, grade cromada do radiador, 2ª e 3ª colunas pretas, limpador do para-brisa com temporizador de velocidade intermitente, luz de condução diurna em LED, barras longitudinais no teto.
PRINCIPAIS EQUIPAMENTOS
Computador de bordo com tela de 4,2″ de TFT, Smart Entry+ Push Start, Paddle Shift, modos de direção: Power e Eco, abertura elétrica do porta-malas com função de memória para ajuste da altura da tampa, volante com comandos integrados: telefone, áudio, vídeo e computador de bordo, ar-condicionado com display digital e regulagem de intensidade independente para as saídas de ar dos bancos traseiros, bancos dianteiros com ajuste elétrico de distância, inclinação e altura, compartimento refrigerado no painel, sistema multimídia sensível ao toque com tela de 7”: “Toyota Play” com GPS4, TV Digital, DVD5, MP3, USB e Bluetooth®, câmera de ré com visualização na tela, airbagsfrontais (dois), de joelho para motorista, laterais (dois) e de cortina (dois), retrovisor interno eletrocrômico, controle eletrônico de estabilidade do veículo (VSC) e de tração (A-TRC), assistente de descida (DAC), de subida (HAC) e de reboque (TSC), sistema auxiliar EBD nas quatrorodas, assistência em frenagem de emergência nas quatrorodas (BAS), sistema universal Isofix®para fixação da cadeirinha para crianças no banco traseiro, sistema onetouchpara rebatimento dos bancos traseiros (disponível nas versões setelugares), sensores de estacionamento traseiro, controle de velocidade de cruzeiro, faróis dianteiros (alto e baixo) em LED com acendimento e nivelamento automático e temporizador.

COMPARTILHAR