AVALIAÇÃO: FIAT TORO 2.0 DIESEL VOLCANO

A Toro é uma picape com dirigibilidade de SUV, superior à das rivais, graças à sua estrutura de utilitário esportivo. 

Fotos: Clécio Fernandes / Ag. Sudoeste Digital


Nossa equipe acelerou a picape
na estrada e no off-road para conferir seus principais pontos;
confira as impressões da topo de linha
por JUSCELINO
SOUZA
, SUCURSAL VITÓRIA DA CONQUISTA (BA)

Pra começo de conversa, a picape Fiat
Toro não é apenas um veículo urbano, como propõe o
seu diferenciado visual inovador . Ela também faz bonito – e muito – em trechos
off-road. Aceleramos a Volcano,  a topo
de linha com motor 2.0 turbodiesel de 170 cv a 3.750 rpm e 35,7 kgfm a 1.750
rpm.
Existem outras versões a diesel dessa picape, incluindo a
com caixa manual de seis marchas e tração 4X4. Na Volcano o câmbio é automático
de nove velocidades e a tração é integral, o que – de cara – garante boa
autonomia, economia e uma dirigibilidade digna de uma grande picape, mas com
conforto de sedã.
A nossa avaliação ocorreu no asfalto, na estrada e na
areia, em dois dias de testes (sábado e domingo, 27 e 28 de janeiro). Vamos às
impressões ao volante,
inicialmente pela rodovia BA 263 (Conquista-Ilhéus), rumo à sinuosa Serra do
Marçal – a 28 km de Vitória da Conquista.
Também dirigimos a Toro em trechos de estrada entre Barra do Choça e o distrito de
Barra Nova, encarando ainda trechos de declive e aclive, temidos pelas valetas.
Nada que a Toro não pudesse encarar, sem qualquer esforço. Emoldurado por
serras e fazendas, o trecho de off-road serviu de cenário para belas fotos.
SOBRE A TOROEla é uma picape com dirigibilidade de SUV, superior à das rivais, graças à sua estrutura de utilitário esportivo. O condutor não precisa
se preocupar com a dirigibilidade, esteja a caçamba vazia ou cheia.
Nas picapes de outras marcas disponíveis no mercado,
especialmente as maiores e com cabines simples, já é sabido que a caçamba vazia
prejudica a estabilidade, ainda mais em altas velocidades.
Mesmo após algumas horas na estrada a gente continua sentindo
confort
o a bordo da Toro, cuja posição de dirigir é alta – mas que não interfere na
tarefa dirigir no trânsito .

No asfalto, o conjunto de suspensão responde muito bem as
irregularidades e mantém a
picape
estável em curvas. Fora do “tapete”, os trancos provocados pelas
irregularidades do terreno são suavizados pela suspensão multilink na traseira,
uma opção mais reforçada do que o esquema McPherson.

A tração integral, com opção de 4×4 reduzida, dá conta do
recado para ultrapassar terrenos rochosos, como os da região que visitamos.
O motor turbodiesel tem força de sobra para suportar  os 1.672 kg da picape, tudo graças ao torque
máximo desde baixas rotações. Assim,
contribui para que a
Toro não sofra ao rodar, a
não ser em saídas, quando poderia ser mais ágil. O câmbio faz trocas bastante suaves. A versão do teste chega
a 100 km/h em 10 segundos e tem velocidade máxima de 188 km/h.
Outro ponto positivo é que a distância entre eixos, com 2,99
metros, assegura espaço suficiente para dois adultos viajarem sem aperto no
banco traseiro. Apesar da altura da caçamba, a visibilidade traseira é boa e não é
prejudicada.
A Toro Volcano
avaliada tem recheio para justificar o preço. De série, oferece ar-condicionado
digital de duas zonas, vidros, retrovisores e travas elétricas, volante
multifuncional, computador de bordo, farol de neblina e sensor de ré. A tela multimídia de 5,5 polegadas
com GPS também vem de fábrica.
O pacote de itens de segurança também é merecedor de
elogios: há os obrigatórios freios ABS, airbag duplo, assistente de partida em
rampa, controle de tração e estabilidade e Isofix. A picape é
nota máxima
em proteção de ocupantes graças aos
sete airbags que são vendidos como opcionais mesmo na versão topo de linha.

A pergunta é: Vale a compra?
Sim. A
Toro Volcano pode ser a melhor alternativa
para quem quer ter uma picape mas que não encontrava espaço suficiente para
quatro pessoas nos modelos menores ou vaga de garagem que comportasse as
picapes maiores. A topo de linha da Fiat
entrega excelentes itens de série e desempenho, tanto no asfalto quanto no fora
de estrada. De quebra, seu porte pode ser o suficiente mesmo para os
compradores interessados em médias convencionais. Pelo diesel e câmbio
automático, as rivais de porte maior cobram muito mais caro – e perdem em conforto,
dirigibilidade e estilo.

GALERIA DE FOTOS


Ficha técnica
Motor: Dianteiro, transversal, quatro cilindros em linha, 16V, comando
duplo, turbo, injeção direta de diesel
Cilindrada: 1.956 cm³
Potência: 170 cv a 3.750 rpm
Torque: 35,7 kgfm a 1.750 rpm
Câmbio: Automático de nove velocidades, tração integral
Direção: Elétrica
Suspensão: Independente McPherson na dianteira e multilink na traseira
Freios: Discos ventilados na dianteira e sólidos na traseira
Pneus: 255/65 R17
Comprimento: 4,91 m
Largura: 1,84 m
Altura: 1,74 m
Entre-eixos: 2,99 m
Tanque: 60 l
Caçamba: 1.000 kg de carga e 820 litros de volume (fabricante)
Peso: 1.672 kg
Números de teste (montadora)
0 a 100 km/h: 10 s
Velocidade máxima: 188 km/h
Consumo urbano: 9,4 km/l
Consumo rodoviário: 12,9 km/l
Itens
de Série

  • 2ª Tomada 12V
  • 2ª entrada USB
  • 6 Alto Falantes
  • ASR (Controle de Tração)
  • Abertura elétrica bocal de abastecimento
  • Alarme antifurto
  • Alertas de limite de velocidade e manutenção
    programada
  • Alça de segurança traseira com luz de leitura incorporada
  • Alças de segurança coluna A lado motorista e
    passageiro
  • Apoia-braço central dianteiro
  • Apoia-braço central traseiro com porta-copos
  • Apoia-pé para o motorista
  • Apoios de cabeça dianteiros com regulagem de
    altura
  • Apoios de cabeça traseiros (3) rebaixados e
    com regulagem de altura
  • Ar condicionado digital dualzone
  • Banco do motorista com regulagem de altura
  • Banco do passageiro rebatível e porta-objeto
  • Barras longitudinais no teto
  • Bolsa porta-objetos e porta-copo na lateral
    traseira
  • Bolsa porta-objetos nas portas
  • Brake light
  • Cambio automático de 9 velocidades
  • Capota marítima
  • Central Multimídia Uconnect Touch NAV 5
    (comandos de voz, com porta USB, Viva-voz Bluetooth® e função GPS)
  • Chave canivete com telecomando para abertura e
    fechamento das portas
  • Cintos de segurança dianteiros retráteis de 3
    pontos
  • Cintos de segurança traseiros (laterais e
    central) retráteis de 3 pontos
  • Cobertura da alavanca (empunhadura) do freio
    de mão
  • Computador de Bordo (distância, consumo médio,
    consumo instantâneo, autonomia)
  • Console central com porta-objetos refrigerado
    e porta-copos
  • Conta-giros
  • Câmera de ré
  • Direção elétrica
  • Drive by Wire (Controle eletrônico da
    aceleração)
  • ESP (Controle Eletrônico de Estabilidade)
  • Espelho no para-sol lados motorista e
    passageiro com iluminação
  • Faróis com sistema DRL
  • Faróis de Neblina com sistema Cornering
  • Follow me home
  • Gancho universal para fixação cadeira criança
    (Isofix)
  • Ganchos para amarração de carga na caçamba
  • Grade frontal cromada
  • HSD (High Safety Drive) – Airbag duplo
    (motorista e passageiro) e ABS com EBD
  • Hill Holder (sistema ativo freio com controle
    eletrônico que auxilia nas arrancadas do veículo em subida)
  • Hill descent control
  • Hodômetro digital (total e parcial)
  • Luz de iluminação da caçamba
  • Iluminação interna com efeito night design
  • Kit ferramenta
  • Lanterna traseira a LED
  • Limpador e lavador do para-brisas com
    intermitência
  • Luz de leitura
  • Maçanetas externas cromadas e retrovisores
    externos pintados
  • Motor 2.0 16V Diesel
  • My Car Fiat (personaliza várias funções do
    carro)
  • Para-choque dianteiro com pintura parcial na
    cor do veículo
  • Para-choque traseiro com soleira cromada
  • Piloto automático com controlador de
    velocidade
  • Porta-escadas
  • Porta-luvas iluminado
  • Porta-óculos
  • Protetor de cárter
  • Quadro de instrumentos com display de 7″
    colorido com relógio digital, calendário e indicador de temperatura
    externa multifuncional
  • Retrovisores externos com luzes indicadoras de
    direção integradas
  • Retrovisores externos elétricos com memoria (
    Tilt down /rebatimento / luz de conforto)
  • Revestimento de caçamba
  • Revestimento externo na coluna central das
    portas
  • Rodas de liga leve 6.5 x 17″ + Pneus de
    uso misto 225/65 R17
  • Segunda luz de ré
  • Sensor de estacionamento traseiro
  • Sistema 4WD (4×4)
  • Skide Plate integrado ao para-choque dianteiro
  • soleira metálica
  • Suspensão traseira multilink
  • Tampa traseira dupla com abertura elétrica
  • Tapetes dianteiros e traseiros em carpete
  • Tomada 12V
  • Travas elétricas (Travamento automático a 20
    km/h, indicador de portas abertas, luz interna com temporizador e tampa do
    combustível)
  • Vidros climatizados verdes
  • Vidros elétricos dianteiros e traseiros com
    one touch e antiesmagamento lado motorista
  • Volante com alavancas de seleção das marchas
    tipo borboleta
  • Volante com comandos do áudio e fone
  • Volante com regulagem de altura e profundidade
  • Volante EAS – Energy Absorbem System
  • Volante revestido em couro
  • Válvula antirrefluxo de combustível

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