A Toro é uma picape com dirigibilidade de SUV, superior à das rivais, graças à sua estrutura de utilitário esportivo.
Fotos: Clécio Fernandes / Ag. Sudoeste Digital
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Nossa equipe acelerou a picape
na estrada e no off-road para conferir seus principais pontos;
confira as impressões da topo de linha
na estrada e no off-road para conferir seus principais pontos;
confira as impressões da topo de linha
por JUSCELINO
SOUZA, SUCURSAL VITÓRIA DA CONQUISTA (BA)
SOUZA, SUCURSAL VITÓRIA DA CONQUISTA (BA)
Pra começo de conversa, a picape Fiat
Toro não é apenas um veículo urbano, como propõe o
seu diferenciado visual inovador . Ela também faz bonito – e muito – em trechos
off-road. Aceleramos a Volcano, a topo
de linha com motor 2.0 turbodiesel de 170 cv a 3.750 rpm e 35,7 kgfm a 1.750
rpm.
Toro não é apenas um veículo urbano, como propõe o
seu diferenciado visual inovador . Ela também faz bonito – e muito – em trechos
off-road. Aceleramos a Volcano, a topo
de linha com motor 2.0 turbodiesel de 170 cv a 3.750 rpm e 35,7 kgfm a 1.750
rpm.
Existem outras versões a diesel dessa picape, incluindo a
com caixa manual de seis marchas e tração 4X4. Na Volcano o câmbio é automático
de nove velocidades e a tração é integral, o que – de cara – garante boa
autonomia, economia e uma dirigibilidade digna de uma grande picape, mas com
conforto de sedã.
com caixa manual de seis marchas e tração 4X4. Na Volcano o câmbio é automático
de nove velocidades e a tração é integral, o que – de cara – garante boa
autonomia, economia e uma dirigibilidade digna de uma grande picape, mas com
conforto de sedã.
A nossa avaliação ocorreu no asfalto, na estrada e na
areia, em dois dias de testes (sábado e domingo, 27 e 28 de janeiro). Vamos às
impressões ao volante,
inicialmente pela rodovia BA 263 (Conquista-Ilhéus), rumo à sinuosa Serra do
Marçal – a 28 km de Vitória da Conquista.
areia, em dois dias de testes (sábado e domingo, 27 e 28 de janeiro). Vamos às
impressões ao volante,
inicialmente pela rodovia BA 263 (Conquista-Ilhéus), rumo à sinuosa Serra do
Marçal – a 28 km de Vitória da Conquista.
Também dirigimos a Toro em trechos de estrada entre Barra do Choça e o distrito de
Barra Nova, encarando ainda trechos de declive e aclive, temidos pelas valetas.
Nada que a Toro não pudesse encarar, sem qualquer esforço. Emoldurado por
serras e fazendas, o trecho de off-road serviu de cenário para belas fotos.
Barra Nova, encarando ainda trechos de declive e aclive, temidos pelas valetas.
Nada que a Toro não pudesse encarar, sem qualquer esforço. Emoldurado por
serras e fazendas, o trecho de off-road serviu de cenário para belas fotos.
SOBRE A TORO – Ela é uma picape com dirigibilidade de SUV, superior à das rivais, graças à sua estrutura de utilitário esportivo. O condutor não precisa
se preocupar com a dirigibilidade, esteja a caçamba vazia ou cheia.
se preocupar com a dirigibilidade, esteja a caçamba vazia ou cheia.
Nas picapes de outras marcas disponíveis no mercado,
especialmente as maiores e com cabines simples, já é sabido que a caçamba vazia
prejudica a estabilidade, ainda mais em altas velocidades.
especialmente as maiores e com cabines simples, já é sabido que a caçamba vazia
prejudica a estabilidade, ainda mais em altas velocidades.
Mesmo após algumas horas na estrada a gente continua sentindo
conforto a bordo da Toro, cuja posição de dirigir é alta – mas que não interfere na
tarefa dirigir no trânsito .
conforto a bordo da Toro, cuja posição de dirigir é alta – mas que não interfere na
tarefa dirigir no trânsito .
No asfalto, o conjunto de suspensão responde muito bem as
irregularidades e mantém a picape
estável em curvas. Fora do “tapete”, os trancos provocados pelas
irregularidades do terreno são suavizados pela suspensão multilink na traseira,
uma opção mais reforçada do que o esquema McPherson.
A tração integral, com opção de 4×4 reduzida, dá conta do
recado para ultrapassar terrenos rochosos, como os da região que visitamos.
recado para ultrapassar terrenos rochosos, como os da região que visitamos.
O motor turbodiesel tem força de sobra para suportar os 1.672 kg da picape, tudo graças ao torque
máximo desde baixas rotações. Assim,
contribui para que a Toro não sofra ao rodar, a
não ser em saídas, quando poderia ser mais ágil. O câmbio faz trocas bastante suaves. A versão do teste chega
a 100 km/h em 10 segundos e tem velocidade máxima de 188 km/h.
máximo desde baixas rotações. Assim,
contribui para que a Toro não sofra ao rodar, a
não ser em saídas, quando poderia ser mais ágil. O câmbio faz trocas bastante suaves. A versão do teste chega
a 100 km/h em 10 segundos e tem velocidade máxima de 188 km/h.
Outro ponto positivo é que a distância entre eixos, com 2,99
metros, assegura espaço suficiente para dois adultos viajarem sem aperto no
banco traseiro. Apesar da altura da caçamba, a visibilidade traseira é boa e não é
prejudicada.
metros, assegura espaço suficiente para dois adultos viajarem sem aperto no
banco traseiro. Apesar da altura da caçamba, a visibilidade traseira é boa e não é
prejudicada.
A Toro Volcano
avaliada tem recheio para justificar o preço. De série, oferece ar-condicionado
digital de duas zonas, vidros, retrovisores e travas elétricas, volante
multifuncional, computador de bordo, farol de neblina e sensor de ré. A tela multimídia de 5,5 polegadas
com GPS também vem de fábrica.
avaliada tem recheio para justificar o preço. De série, oferece ar-condicionado
digital de duas zonas, vidros, retrovisores e travas elétricas, volante
multifuncional, computador de bordo, farol de neblina e sensor de ré. A tela multimídia de 5,5 polegadas
com GPS também vem de fábrica.
O pacote de itens de segurança também é merecedor de
elogios: há os obrigatórios freios ABS, airbag duplo, assistente de partida em
rampa, controle de tração e estabilidade e Isofix. A picape é
nota máxima em proteção de ocupantes graças aos
sete airbags que são vendidos como opcionais mesmo na versão topo de linha.
elogios: há os obrigatórios freios ABS, airbag duplo, assistente de partida em
rampa, controle de tração e estabilidade e Isofix. A picape é
nota máxima em proteção de ocupantes graças aos
sete airbags que são vendidos como opcionais mesmo na versão topo de linha.
A pergunta é: Vale a compra?
Sim. A
Toro Volcano pode ser a melhor alternativa
para quem quer ter uma picape mas que não encontrava espaço suficiente para
quatro pessoas nos modelos menores ou vaga de garagem que comportasse as
picapes maiores. A topo de linha da Fiat
entrega excelentes itens de série e desempenho, tanto no asfalto quanto no fora
de estrada. De quebra, seu porte pode ser o suficiente mesmo para os
compradores interessados em médias convencionais. Pelo diesel e câmbio
automático, as rivais de porte maior cobram muito mais caro – e perdem em conforto,
dirigibilidade e estilo.
Toro Volcano pode ser a melhor alternativa
para quem quer ter uma picape mas que não encontrava espaço suficiente para
quatro pessoas nos modelos menores ou vaga de garagem que comportasse as
picapes maiores. A topo de linha da Fiat
entrega excelentes itens de série e desempenho, tanto no asfalto quanto no fora
de estrada. De quebra, seu porte pode ser o suficiente mesmo para os
compradores interessados em médias convencionais. Pelo diesel e câmbio
automático, as rivais de porte maior cobram muito mais caro – e perdem em conforto,
dirigibilidade e estilo.
GALERIA DE FOTOS
Ficha técnica
Motor: Dianteiro, transversal, quatro cilindros em linha, 16V, comando
duplo, turbo, injeção direta de diesel
duplo, turbo, injeção direta de diesel
Cilindrada: 1.956 cm³
Potência: 170 cv a 3.750 rpm
Torque: 35,7 kgfm a 1.750 rpm
Câmbio: Automático de nove velocidades, tração integral
Direção: Elétrica
Suspensão: Independente McPherson na dianteira e multilink na traseira
Freios: Discos ventilados na dianteira e sólidos na traseira
Pneus: 255/65 R17
Comprimento: 4,91 m
Largura: 1,84 m
Altura: 1,74 m
Entre-eixos: 2,99 m
Tanque: 60 l
Caçamba: 1.000 kg de carga e 820 litros de volume (fabricante)
Peso: 1.672 kg
Números de teste (montadora)
0 a 100 km/h: 10 s
Velocidade máxima: 188 km/h
Consumo urbano: 9,4 km/l
Consumo rodoviário: 12,9 km/l
Itens
de Série
de Série
- 2ª Tomada 12V
- 2ª entrada USB
- 6 Alto Falantes
- ASR (Controle de Tração)
- Abertura elétrica bocal de abastecimento
- Alarme antifurto
- Alertas de limite de velocidade e manutenção
programada - Alça de segurança traseira com luz de leitura incorporada
- Alças de segurança coluna A lado motorista e
passageiro - Apoia-braço central dianteiro
- Apoia-braço central traseiro com porta-copos
- Apoia-pé para o motorista
- Apoios de cabeça dianteiros com regulagem de
altura - Apoios de cabeça traseiros (3) rebaixados e
com regulagem de altura - Ar condicionado digital dualzone
- Banco do motorista com regulagem de altura
- Banco do passageiro rebatível e porta-objeto
- Barras longitudinais no teto
- Bolsa porta-objetos e porta-copo na lateral
traseira - Bolsa porta-objetos nas portas
- Brake light
- Cambio automático de 9 velocidades
- Capota marítima
- Central Multimídia Uconnect Touch NAV 5
(comandos de voz, com porta USB, Viva-voz Bluetooth® e função GPS) - Chave canivete com telecomando para abertura e
fechamento das portas - Cintos de segurança dianteiros retráteis de 3
pontos - Cintos de segurança traseiros (laterais e
central) retráteis de 3 pontos - Cobertura da alavanca (empunhadura) do freio
de mão - Computador de Bordo (distância, consumo médio,
consumo instantâneo, autonomia) - Console central com porta-objetos refrigerado
e porta-copos - Conta-giros
- Câmera de ré
- Direção elétrica
- Drive by Wire (Controle eletrônico da
aceleração) - ESP (Controle Eletrônico de Estabilidade)
- Espelho no para-sol lados motorista e
passageiro com iluminação - Faróis com sistema DRL
- Faróis de Neblina com sistema Cornering
- Follow me home
- Gancho universal para fixação cadeira criança
(Isofix) - Ganchos para amarração de carga na caçamba
- Grade frontal cromada
- HSD (High Safety Drive) – Airbag duplo
(motorista e passageiro) e ABS com EBD - Hill Holder (sistema ativo freio com controle
eletrônico que auxilia nas arrancadas do veículo em subida) - Hill descent control
- Hodômetro digital (total e parcial)
- Luz de iluminação da caçamba
- Iluminação interna com efeito night design
- Kit ferramenta
- Lanterna traseira a LED
- Limpador e lavador do para-brisas com
intermitência - Luz de leitura
- Maçanetas externas cromadas e retrovisores
externos pintados - Motor 2.0 16V Diesel
- My Car Fiat (personaliza várias funções do
carro) - Para-choque dianteiro com pintura parcial na
cor do veículo - Para-choque traseiro com soleira cromada
- Piloto automático com controlador de
velocidade - Porta-escadas
- Porta-luvas iluminado
- Porta-óculos
- Protetor de cárter
- Quadro de instrumentos com display de 7″
colorido com relógio digital, calendário e indicador de temperatura
externa multifuncional - Retrovisores externos com luzes indicadoras de
direção integradas - Retrovisores externos elétricos com memoria (
Tilt down /rebatimento / luz de conforto) - Revestimento de caçamba
- Revestimento externo na coluna central das
portas - Rodas de liga leve 6.5 x 17″ + Pneus de
uso misto 225/65 R17 - Segunda luz de ré
- Sensor de estacionamento traseiro
- Sistema 4WD (4×4)
- Skide Plate integrado ao para-choque dianteiro
- soleira metálica
- Suspensão traseira multilink
- Tampa traseira dupla com abertura elétrica
- Tapetes dianteiros e traseiros em carpete
- Tomada 12V
- Travas elétricas (Travamento automático a 20
km/h, indicador de portas abertas, luz interna com temporizador e tampa do
combustível) - Vidros climatizados verdes
- Vidros elétricos dianteiros e traseiros com
one touch e antiesmagamento lado motorista - Volante com alavancas de seleção das marchas
tipo borboleta - Volante com comandos do áudio e fone
- Volante com regulagem de altura e profundidade
- Volante EAS – Energy Absorbem System
- Volante revestido em couro
- Válvula antirrefluxo de combustível